Aula sobre O Uso Da Virgula

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A pontuação é uma das ferramentas mais importantes da Língua Portuguesa, pois é responsável por dar sentido e clareza aos textos. A vírgula, em especial, é uma pontuação muito utilizada, mas que muitas vezes causa dúvidas e erros de interpretação. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa de Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos e participarão de atividades diferentes relacionadas ao tema. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o uso correto da vírgula e como ela pode interferir na compreensão de um texto.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade apresentando o tema e seus principais objetivos. Realize uma breve revisão sobre o que são as pontuações e a importância da vírgula em um texto.

    Exemplo prático:

    A vírgula é um sinal de pontuação utilizado para separar elementos em uma frase. Aqui estão algumas regras básicas para o uso da vírgula:

    1\. Separar itens de uma lista: Exemplo: _"Comprei maçãs, bananas e laranjas."_

    2\. Separar adjetivos: Exemplo: _"Ela era uma mulher inteligente, bonita e simpática."_

    3\. Separar orações coordenadas: Exemplo: _"Eu estudei muito, mas não consegui passar na prova."_

    4\. Separar expressões de tempo e lugar: Exemplo: _"Ontem, fui ao cinema."_

    5\. Separar vocativos: Exemplo: _"Maria, venha aqui, por favor."_

    6\. Separar o sujeito do predicado: Exemplo: _"O sol, brilhante e quente, iluminava o dia."_

    7\. Separar orações subordinadas: Exemplo: _"Ele saiu de casa, porque estava atrasado."_


  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Identificando erros de vírgula

    Os alunos serão divididos em grupos e se dirigirão para a primeira estação. Nessa estação, os alunos lerão textos com vírgulas mal colocadas e deverão identificar os erros e corrigi-los.

    Estação 2 - Produção de textos

    Na segunda estação, os alunos produzirão pequenos textos, e deverão utilizar a vírgula corretamente. Em seguida, deverão trocar o texto produzido com o colega ao lado, para haver a revisão entre pares.

    Estação 3 - Revisão de texto

    Na terceira estação, os alunos receberão um texto sem pontuação e deverão colocar as vírgulas nos lugares corretos.


  3. Etapa 3 - Discussão e revisão

    Ao final das atividades, os alunos retornarão à sala de aula para discutir as atividades realizadas. Revise os principais pontos abordados nas estações e responda a possíveis dúvidas dos alunos.

  4. Etapa 4 - Prática em grupo

    Para concluir a atividade, os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto para pontuar. Cada grupo deverá pontuar o texto de forma correta e apresentar para a turma.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Faça uma avaliação oral com os alunos, questionando sobre o aprendido na aula e como eles podem aplicar o conhecimento em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pontuar textos adequadamente;
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos;
  • Proporcionar a aprendizagem de forma lúdica e dinâmica;
  • Despertar o interesse dos alunos pelo tema;
  • Desenvolver a habilidade de leitura, interpretação e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Identificação e correção adequada dos erros de pontuação;
  • Respostas corretas às perguntas sobre o uso correto da vírgula;
  • Colocação adequada das vírgulas no texto proposto;
  • Pontuação adequada do texto em grupo.

Ações do professor

  • Apresentação clara e objetiva do tema;
  • Organização das estações e acompanhamento das atividades;
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as atividades;
  • Revisão dos principais pontos e esclarecimento de possíveis dúvidas;
  • Avaliação oral dos alunos.

Ações do aluno

  • Participação ativa em todas as atividades propostas;
  • Identificação e correção adequada dos erros nas atividades propostas;
  • Respostas corretas às perguntas sobre o uso correto da vírgula;
  • Colocação adequada das vírgulas nos textos propostos;
  • Pontuação adequada do texto em grupo.