Aula sobre O Uso Da Virgula
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a atividade apresentando o tema e seus principais objetivos. Realize uma breve revisão sobre o que são as pontuações e a importância da vírgula em um texto.Exemplo prático:
A vírgula é um sinal de pontuação utilizado para separar elementos em uma frase. Aqui estão algumas regras básicas para o uso da vírgula:
1\. Separar itens de uma lista: Exemplo: _"Comprei maçãs, bananas e laranjas."_
2\. Separar adjetivos: Exemplo: _"Ela era uma mulher inteligente, bonita e simpática."_
3\. Separar orações coordenadas: Exemplo: _"Eu estudei muito, mas não consegui passar na prova."_
4\. Separar expressões de tempo e lugar: Exemplo: _"Ontem, fui ao cinema."_
5\. Separar vocativos: Exemplo: _"Maria, venha aqui, por favor."_
6\. Separar o sujeito do predicado: Exemplo: _"O sol, brilhante e quente, iluminava o dia."_
7\. Separar orações subordinadas: Exemplo: _"Ele saiu de casa, porque estava atrasado."_
Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Identificando erros de vírgulaOs alunos serão divididos em grupos e se dirigirão para a primeira estação. Nessa estação, os alunos lerão textos com vírgulas mal colocadas e deverão identificar os erros e corrigi-los.
Estação 2 - Produção de textos
Na segunda estação, os alunos produzirão pequenos textos, e deverão utilizar a vírgula corretamente. Em seguida, deverão trocar o texto produzido com o colega ao lado, para haver a revisão entre pares.
Estação 3 - Revisão de texto
Na terceira estação, os alunos receberão um texto sem pontuação e deverão colocar as vírgulas nos lugares corretos.
Etapa 3 - Discussão e revisão
Ao final das atividades, os alunos retornarão à sala de aula para discutir as atividades realizadas. Revise os principais pontos abordados nas estações e responda a possíveis dúvidas dos alunos.Etapa 4 - Prática em grupo
Para concluir a atividade, os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto para pontuar. Cada grupo deverá pontuar o texto de forma correta e apresentar para a turma.Etapa 5 - Avaliação
Faça uma avaliação oral com os alunos, questionando sobre o aprendido na aula e como eles podem aplicar o conhecimento em situações cotidianas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pontuar textos adequadamente;
- Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos;
- Proporcionar a aprendizagem de forma lúdica e dinâmica;
- Despertar o interesse dos alunos pelo tema;
- Desenvolver a habilidade de leitura, interpretação e escrita.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Identificação e correção adequada dos erros de pontuação;
- Respostas corretas às perguntas sobre o uso correto da vírgula;
- Colocação adequada das vírgulas no texto proposto;
- Pontuação adequada do texto em grupo.
Ações do professor
- Apresentação clara e objetiva do tema;
- Organização das estações e acompanhamento das atividades;
- Estimular a participação ativa dos alunos em todas as atividades;
- Revisão dos principais pontos e esclarecimento de possíveis dúvidas;
- Avaliação oral dos alunos.
Ações do aluno
- Participação ativa em todas as atividades propostas;
- Identificação e correção adequada dos erros nas atividades propostas;
- Respostas corretas às perguntas sobre o uso correto da vírgula;
- Colocação adequada das vírgulas nos textos propostos;
- Pontuação adequada do texto em grupo.