Aula sobre O Uso Da Virgula
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Etapa 1 - Sala de Aula Invertida
Antes do momento presencial, envie para os alunos um texto totalmente sem pontuação. Peça que os alunos leiam e tentem compreender o texto.Etapa 2 - Introdução
Retome a atividade passada anteriormente explicando a importância da pontuação e, mais especificamente, da vírgula. Apresente exemplos de frases do texto lido pelos alunos, mostrando a diferença com e sem vírgula e suas diferenças de sentido.Etapa 3 - Trabalho em grupo
Divida a sala em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo deverá criar um pequeno texto para apresentá-lo ao restante da turma.Etapa 4 - Discussão em grupo
Na apresentação dos textos, os demais grupos deverão avaliar e dar sugestões para melhorar a pontuação. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas. Faça a mediação da discussão sobre as diferentes formas de pontuação e como elas afetam o sentido das frases.Etapa 5 - Regras da vírgula
Apresente as regras básicas do uso da vírgula, utilizando exemplos práticos e didáticos. Os alunos terão a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas.Exemplo prático:
A vírgula é um sinal de pontuação utilizado para separar elementos em uma frase. Aqui estão algumas regras básicas para o uso da vírgula:
1\. Separar itens de uma lista: Exemplo: _"Comprei maçãs, bananas e laranjas."_
2\. Separar adjetivos: Exemplo: _"Ela era uma mulher inteligente, bonita e simpática."_
3\. Separar orações coordenadas: Exemplo: _"Eu estudei muito, mas não consegui passar na prova."_
4\. Separar expressões de tempo e lugar: Exemplo: _"Ontem, fui ao cinema."_
5\. Separar vocativos: Exemplo: _"Maria, venha aqui, por favor."_
6\. Separar o sujeito do predicado: Exemplo: _"O sol, brilhante e quente, iluminava o dia."_
7\. Separar orações subordinadas: Exemplo: _"Ele saiu de casa, porque estava atrasado."_
Etapa 6 - Prática
Os alunos terão um tempo para praticar a pontuação de frases e textos utilizando a vírgula. Proponha diferentes atividades, como textos sem pontuação que precisam ser preenchidos, ou a construção de frases e textos que necessitem do uso correto da vírgula. Assim, os alunos poderão aplicar o que aprenderam.Etapa 7 - Avaliação
Peça aos alunos para criarem um template de Dinâmica dos 3 Qs. A dinâmica dos 3 Qs é uma técnica simples e eficaz para avaliar e analisar a atividade realizada. Consiste em responder a três perguntas-chave: "Que bom?", "Que pena?" e "Que tal?". Os alunos deverão preencher o template criado, avaliando o próprio desempenho na atividade e identificando pontos positivos, negativos e sugestões para melhoria.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pontuar textos adequadamente;
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
- Proporcionar uma aula interativa e participativa.
Critérios de avaliação
- Correta utilização da vírgula em frases e textos;
- Participação ativa nas discussões em grupo;
- Criatividade na elaboração das frases.
Ações do professor
- Disponibilizar material de apoio sobre o uso da vírgula;
- Mediar a discussão em grupo sobre as diferentes formas de pontuação;
- Propor diferentes atividades para que os alunos possam aplicar o que aprenderam.
Ações do aluno
- Ler e realizar as atividades propostas no material de apoio;
- Trabalhar em grupo na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
- Participar ativamente das discussões em grupo e praticar a pontuação de frases e textos.