Aula sobre O Uso Da Virgula

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A pontuação é uma das características mais importantes e úteis da escrita, pois é ela que ajuda a organizar as ideias e tornar o texto mais claro e compreensível. A vírgula é um dos sinais de pontuação mais utilizados na Língua Portuguesa e pode mudar completamente o sentido de uma frase. Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos, de forma colaborativa, criem um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que servirá como uma ferramenta de avaliação para o estudante sobre o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Antes do momento presencial, envie para os alunos um texto totalmente sem pontuação. Peça que os alunos leiam e tentem compreender o texto.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Retome a atividade passada anteriormente explicando a importância da pontuação e, mais especificamente, da vírgula. Apresente exemplos de frases do texto lido pelos alunos, mostrando a diferença com e sem vírgula e suas diferenças de sentido.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Divida a sala em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo deverá criar um pequeno texto para apresentá-lo ao restante da turma.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Na apresentação dos textos, os demais grupos deverão avaliar e dar sugestões para melhorar a pontuação. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas. Faça a mediação da discussão sobre as diferentes formas de pontuação e como elas afetam o sentido das frases.

  5. Etapa 5 - Regras da vírgula

    Apresente as regras básicas do uso da vírgula, utilizando exemplos práticos e didáticos. Os alunos terão a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas.

    Exemplo prático:

    A vírgula é um sinal de pontuação utilizado para separar elementos em uma frase. Aqui estão algumas regras básicas para o uso da vírgula:

    1\. Separar itens de uma lista: Exemplo: _"Comprei maçãs, bananas e laranjas."_

    2\. Separar adjetivos: Exemplo: _"Ela era uma mulher inteligente, bonita e simpática."_

    3\. Separar orações coordenadas: Exemplo: _"Eu estudei muito, mas não consegui passar na prova."_

    4\. Separar expressões de tempo e lugar: Exemplo: _"Ontem, fui ao cinema."_

    5\. Separar vocativos: Exemplo: _"Maria, venha aqui, por favor."_

    6\. Separar o sujeito do predicado: Exemplo: _"O sol, brilhante e quente, iluminava o dia."_

    7\. Separar orações subordinadas: Exemplo: _"Ele saiu de casa, porque estava atrasado."_


  6. Etapa 6 - Prática

    Os alunos terão um tempo para praticar a pontuação de frases e textos utilizando a vírgula. Proponha diferentes atividades, como textos sem pontuação que precisam ser preenchidos, ou a construção de frases e textos que necessitem do uso correto da vírgula. Assim, os alunos poderão aplicar o que aprenderam.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Peça aos alunos para criarem um template de Dinâmica dos 3 Qs. A dinâmica dos 3 Qs é uma técnica simples e eficaz para avaliar e analisar a atividade realizada. Consiste em responder a três perguntas-chave: "Que bom?", "Que pena?" e "Que tal?". Os alunos deverão preencher o template criado, avaliando o próprio desempenho na atividade e identificando pontos positivos, negativos e sugestões para melhoria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pontuar textos adequadamente;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Proporcionar uma aula interativa e participativa.

Critérios de avaliação

  • Correta utilização da vírgula em frases e textos;
  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Criatividade na elaboração das frases.

Ações do professor

  • Disponibilizar material de apoio sobre o uso da vírgula;
  • Mediar a discussão em grupo sobre as diferentes formas de pontuação;
  • Propor diferentes atividades para que os alunos possam aplicar o que aprenderam.

Ações do aluno

  • Ler e realizar as atividades propostas no material de apoio;
  • Trabalhar em grupo na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participar ativamente das discussões em grupo e praticar a pontuação de frases e textos.