Aula sobre O Uso De Internet No Brasil

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O uso da internet se tornou cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Seja para acessar informações, se comunicar com amigos e familiares, ou para realizar compras online. A internet se tornou uma ferramenta essencial para muitas pessoas. Nessa aula, vamos explorar como o uso da internet impacta o território brasileiro e como essa tecnologia influencia a configuração do país.Para contextualizar o tema utilize exemplos como o papel da internet nas eleições, o acesso à educação e informações em áreas remotas do país, o crescimento do e-commerce, entre outros. É importante ressaltar que a metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de análise e solução de problemas.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula apresentando o tema e os objetivos da atividade. Em seguida, divida os alunos em grupos e cada grupo irá receber um tema relacionado ao uso da internet no Brasil, como, por exemplo, a influência da internet no mercado de trabalho, a importância da internet para a educação, entre outros. Cada grupo irá pesquisar sobre o tema e apresentá-lo para a turma.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Após a apresentação dos temas, cada grupo deve criar um modelo de Design Sprint com as etapas de entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, para solucionar o problema relacionado ao tema escolhido. Os grupos irão apresentar seus modelos para a turma e discutir as ideias.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos irão escolher uma ideia para desenvolver e apresentar para a turma. Incentive a participação de todos. Um brainstorm pode ser utilizado para decidir qual a melhor ideia.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo irá criar um protótipo da ideia escolhida. Disponibilize os materiais necessáriospara que os alunos possam criar o protótipo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus protótipos para a turma e discutir os resultados. Organize o tempo e o formato das apresentações e incentive a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Com toda a turma, conduza uma discussão sobre os resultados apresentados pelos grupos e como o uso da internet impacta o território brasileiro. Discuta as desigualdades de acesso pelo país.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e forneça devolutivas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e solução de problemas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.
  • Ampliar o conhecimento sobre o uso da internet no Brasil.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Criação de um modelo de Design Sprint completo.
  • Criação de um protótipo da solução escolhida.
  • Apresentação clara e objetiva das ideias.
  • Contribuição para a discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Disponibilizar materiais para a criação do protótipo.
  • Conduzir a discussão sobre os resultados apresentados pelos grupos.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Escolher um subtema relacionado ao uso da internet no Brasil.
  • Criar um modelo de Design Sprint com as etapas de entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.
  • Criar um protótipo da solução escolhida.
  • Apresentar as ideias para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.