Aula sobre O Uso De Internet No Brasil

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O uso da internet no Brasil é um tema bastante atual e relevante, pois cada vez mais pessoas utilizam a rede para se comunicar, trabalhar, estudar e se divertir. É importante que os estudantes compreendam como a internet funciona, quais são seus benefícios e riscos, além de entenderem como ela pode influenciar na configuração do território brasileiro. Nessa aula, será utilizada a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos irão analisar a influência da internet no país, identificar problemas, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "O uso de internet no Brasil", contextualizando-o e mostrando exemplos de como a internet pode ser usada no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e solicite que escolham um tema relacionado ao uso da internet no Brasil, como redes sociais, e-commerce, educação à distância, entre outros.

  3. Etapa 3 - Identificação de um problema

    Cada grupo irá identificar um problema relacionado ao seu tema escolhido e elaborar uma pergunta norteadora para a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os alunos irão realizar pesquisas em fontes confiáveis, como sites de notícias, estatísticas oficiais.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os alunos irão analisar o contexto do problema identificado, buscando entender suas causas e possíveis soluções.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os alunos irão comparar os dados obtidos em suas pesquisas com dados oficiais, para verificar a veracidade das informações coletadas.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Cada grupo irá propor uma solução para o problema identificado, considerando as informações coletadas e a análise do contexto estudado.

  8. Etapa 8 - Criação de infográficos

    Os alunos irão criar um infográfico que apresente as informações coletadas e as soluções propostas, visando disseminar a informação com a turma.

  9. Etapa 9 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados do debate para a turma, utilizando o modelo de avaliação por rúbrica.

  10. Etapa 10 - Conclusão

    Conclua a aula, destacando os principais pontos discutidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades em sala de aula.
  • Qualidade das pesquisas e análises realizadas pelos grupos.
  • Criatividade e clareza na apresentação dos infográficos.
  • Coerência entre os dados coletados e as soluções propostas pelos grupos.
  • Cumprimento dos prazos estabelecidos para a realização das atividades.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar os alunos na escolha dos subtemas.
  • Auxiliar os grupos na elaboração das perguntas norteadoras para a pesquisa.
  • Orientar os alunos na busca por fontes confiáveis de informação.
  • Auxiliar os grupos na análise do contexto e na proposição de soluções.
  • Avaliar as atividades realizadas pelos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Analisar um tema relacionado ao uso da internet no Brasil.
  • Identificar um problema e elaborar uma pergunta norteadora para a pesquisa.
  • Realizar pesquisas em fontes confiáveis e analisar os dados coletados.
  • Comparar as informações obtidas com dados oficiais.
  • Propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico para disseminar a informação na escola.