Aula sobre O Uso De Internet No Brasil

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O uso da internet no Brasil é um tema atual e importante para ser discutido em sala de aula, visto que a internet se tornou uma ferramenta indispensável na vida das pessoas. Nesta aula, os alunos irão analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro. Para isso, será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos criarão um modelo de avaliação por rúbrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o tema e utilize exemplos práticos para contextualizar o uso da internet no Brasil. Estimule a participação dos alunos com perguntas e comentários.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por rúbrica

    Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por rúbrica com os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como elaborar o modelo e forneça os materiais necessários.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo irá pesquisar sobre um subtópico relacionado ao uso da internet no Brasil, como, por exemplo, a inclusão digital, a censura na internet, a privacidade na rede, entre outros. Estabeleça o que cada grupo irá pesquisar e o tempo para esta etapa.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Cada grupo irá apresentar sua pesquisa e em seguida os alunos irão debater sobre os subtópicos que foram apresentados. Organize o tempo e o formato do debate. Estimule a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Avaliação dos resultados

    Cada grupo irá avaliar os resultados do debate utilizando o modelo de avaliação por rúbrica.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, destacando os principais pontos discutidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um modelo de avaliação por rúbrica.

Critérios de avaliação

  • Participação na criação do modelo de avaliação por rúbrica.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelo grupo.
  • Participação no debate em grupo.
  • Qualidade da apresentação dos resultados do debate.
  • Participação nas discussões em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar os grupos na criação do modelo de avaliação por rúbrica.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Concluir a aula destacando os principais pontos discutidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar da criação do modelo de avaliação por rúbrica.
  • Realizar a pesquisa em grupo.
  • Participar do debate em grupo.
  • Apresentar os resultados do debate para a turma.
  • Participar das discussões em sala de aula.