Aula sobre O Uso De Internet No Brasil

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O uso da internet no Brasil é uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas. Desde como nos comunicamos até como consumimos produtos e serviços, a internet tem um papel fundamental na sociedade atual. Nesta aula, vamos explorar como a internet influencia a configuração do território brasileiro, analisando como as redes de transporte e comunicação se relacionam com a geografia do país. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Antes da aula.

    Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula

    Inicie a aula fazendo perguntas aos alunos, como, por exemplo: "Como a rede de comunicação está distribuída no Brasil? Como ela influencia a configuração territorial do país? Por que eles são importantes?" Os alunos podem compartilhar suas ideias em pequenos grupos e depois compartilhar com a turma. Anote as ideias no quadro.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre o tema utilizando fontes confiáveis de informações. Estabeleça um tema especifico para cada grupo pesquisar.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual com a ideia central e as sub-ideias desenvolvidas. O mapa deve conter informações claras e objetivas, com a utilização de imagens e cores para facilitar a compreensão. Disponibilize os materiais necessários.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias desenvolvidas. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários. Organize o tempo das apresentações e estimule a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados, identificando as principais tendências e desafios relacionados ao tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos em sala de aula, reforçando a importância da internet na configuração do território brasileiro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em criar mapas conceituais e apresentar informações de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
  • Clareza e objetividade na criação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Capacidade de apresentar as informações de forma clara e objetiva.
  • Trabalho em grupo e colaboração com os demais colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar como a metodologia ativa será utilizada.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos em sala de aula.
  • Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para a aprendizagem.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema da aula e desenvolver as sub-ideias.
  • Criar um mapa conceitual claro e objetivo.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar as informações de forma clara e objetiva.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os demais colegas.