Aula sobre O Verbo Parte 1

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O verbo é uma das classes de palavras mais importantes da língua portuguesa, pois é ele que indica a ação, o estado ou o fenômeno descrito na frase. Nesta atividade, serão vistos os modos verbais e como eles podem influenciar o sentido da mensagem que queremos passar. Por exemplo, se escrevemos "eu gostaria de ir ao cinema", estamos usando o modo condicional, que indica uma possibilidade, uma hipótese. Já se escrevemos "eu vou ao cinema", estamos usando o modo indicativo, que indica uma certeza. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da atividade e explique a importância dos modos verbais na comunicação. Os alunos farão uma lista de verbos que conhecem e suas conjugações.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente uma situação-problema para os alunos, como, por exemplo: "Você está organizando uma festa de aniversário e precisa escolher entre duas opções de bolo. Como você descreveria a sua escolha usando os modos verbais?" Os alunos discutirão em grupos e farão anotações no diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os alunos deverão pensar em pelo menos três opções de descrição usando diferentes modos verbais. Eles devem justificar a escolha de cada um e anotar no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos apresentarão suas alternativas para a turma. Em seguida, explique as diferenças entre cada modo verbal e como eles podem ser utilizados em diferentes situações. Os alunos farão anotações no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Exercícios

    Os alunos farão exercícios individuais para fixar o conteúdo. Utilize atividades, como completar frases com o modo verbal adequado ou criar frases com diferentes modos verbais.

  6. Etapa 6 - Apresentação final

    Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma, explicando as escolhas feitas e as justificativas. Faça uma avaliação geral da atividade e dos resultados alcançados.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão com os alunos sobre a importância dos modos verbais na comunicação e como eles podem ser utilizados para transmitir diferentes mensagens.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos;
  • Trabalhar em grupo, promovendo a colaboração e o respeito às diferenças.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas da atividade;
  • Capacidade de identificar e utilizar corretamente os modos verbais em diferentes contextos;
  • Criatividade e originalidade na geração de alternativas e soluções.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos;
  • Propor atividades que envolvam a criatividade e a reflexão.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Contribuir com ideias e sugestões para a solução do problema apresentado;
  • Registrar todas as etapas da atividade no diário de bordo.