Aula sobre O Verbo Parte 1

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, utilizando a metodologia ativa Design Sprint, os alunos serão desafiados a explorar o tema dos modos verbais, buscando desenvolver a habilidade de identificar os efeitos de sentido que eles proporcionam nos textos, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa. Através das etapas de entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os modos verbais, analisar exemplos de textos, realizar experimentações e criar protótipos que expressem os efeitos de sentido desejados. O objetivo é promover a reflexão e a criatividade dos alunos, incentivando-os a fazer escolhas conscientes dos modos verbais conforme a finalidade comunicativa do texto.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o tema "verbo" e sua importância na construção de sentido nos textos. Os alunos realizam pesquisas individuais sobre os diferentes modos verbais e sua aplicação em diferentes gêneros textuais. Em grupos, os alunos compartilham suas descobertas e discutem exemplos de textos que demonstram a influência dos modos verbais nos efeitos de sentido.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os grupos recebem um conjunto de gêneros textuais diferentes (como notícia, carta, poema, diálogo, etc.). Cada grupo escolhe um gênero textual e, com base na compreensão dos modos verbais e dos efeitos de sentido, eles esboçam um texto utilizando diferentes modos verbais para transmitir intenções comunicativas específicas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos apresentam seus esboços para toda a turma. Cada grupo justifica suas escolhas de modos verbais e explica os efeitos de sentido pretendidos em seus textos. Em uma discussão em grupo, os alunos compartilham suas opiniões e discutem as diferentes abordagens adotadas por cada grupo.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo seleciona um esboço para desenvolver em um texto mais completo. Eles refinam o texto, fazem revisões e ajustes considerando a coerência, a coesão e os efeitos de sentido dos modos verbais escolhidos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentam seus textos finalizados para a turma, fazendo uma leitura em voz alta ou encenando a situação comunicativa proposta. Os alunos avaliam e discutem os efeitos de sentido alcançados pelos diferentes modos verbais utilizados em cada texto. Guie a discussão, destacando pontos positivos e oportunidades de melhoria nos textos produzidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os efeitos de sentido dos modos verbais;
  • Promover a compreensão da relação entre os modos verbais, o gênero textual e a intenção comunicativa;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de experimentação dos alunos na escolha dos modos verbais em diferentes contextos comunicativos;
  • Fomentar o trabalho colaborativo em grupo e a troca de ideias e experiências;
  • Aprimorar a capacidade de análise crítica dos alunos ao avaliar os efeitos de sentido alcançados pelos diferentes modos verbais.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos diferentes modos verbais e sua aplicação nos textos;
  • Habilidade em identificar os efeitos de sentido dos modos verbais;
  • Coerência e coesão dos textos produzidos, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa;
  • Participação ativa e colaboração nas atividades em grupo;
  • Capacidade de justificar e argumentar as escolhas dos modos verbais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema "verbo" e os conceitos relacionados aos modos verbais;
  • Orientar e supervisionar as pesquisas individuais dos alunos;
  • Facilitar a discussão em grupo sobre os modos verbais e seus efeitos de sentido;
  • Guiar a análise e a discussão dos efeitos de sentido alcançados nos textos produzidos;
  • Realizar a avaliação dos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas individuais sobre os modos verbais e sua aplicação nos textos;
  • Esboçar um texto utilizando diferentes modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa;
  • Justificar as escolhas dos modos verbais, explicando os efeitos de sentido pretendidos;
  • Colaborar com os demais membros do grupo na criação e no aprimoramento dos textos;
  • Apresentar os protótipos para a turma, realizando a leitura ou encenação e participando das discussões sobre os efeitos de sentido alcançados.