Aula sobre O Verbo Parte 1

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A atividade proposta pretende desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa. Por meio da metodologia ativa Estudo de Caso, os alunos serão expostos a diferentes textos que apresentam variações nos modos verbais e terão a oportunidade de analisar como essas escolhas influenciam na construção de sentido. Além disso, eles serão desafiados a aplicar esse conhecimento na produção de um texto próprio, escolhendo os modos verbais adequados ao gênero textual e à intenção de comunicação. A atividade visa promover a reflexão sobre a importância dos modos verbais na comunicação e proporcionar aos alunos uma maior consciência sobre as escolhas linguísticas que fazem em seus textos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Apresente aos alunos o tema da atividade e explique a importância dos modos verbais na comunicação e na construção de sentido em diferentes gêneros textuais. Discuta exemplos de textos que utilizam diferentes modos verbais para transmitir diferentes intenções comunicativas.

  2. Etapa 2 - Análise de casos

    Divida os alunos em grupos e forneça a cada grupo um caso de estudo, que consistirá em um texto de um gênero específico, como uma notícia, um poema, uma carta, um anúncio publicitário, etc. Os grupos devem analisar o texto e identificar os modos verbais utilizados, destacando os efeitos de sentido produzidos por eles.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Reúna os grupos em uma roda de discussão e peça para compartilharem suas análises. Incentive-os a comparar os efeitos de sentido produzidos pelos modos verbais nos diferentes gêneros textuais e a refletir sobre como esses modos verbais contribuem para a intenção comunicativa de cada texto.

  4. Etapa 4 - Produção de texto

    Indique aos alunos que escolham um gênero textual e escrevam um texto utilizando os modos verbais de forma consciente, considerando a intenção comunicativa do gênero escolhido. Eles devem justificar suas escolhas, explicando como os modos verbais contribuem para transmitir o efeito de sentido desejado.

  5. Etapa 5 - Apresentação e reflexão

    Os grupos apresentam seus textos para a classe, compartilhando suas experiências e explicando as escolhas dos modos verbais. Em seguida, promova uma discussão em conjunto, incentivando os alunos a refletir sobre a importância dos modos verbais na produção de sentido e a perceber as nuances de significado que eles podem conferir a um texto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de identificar os modos verbais em diferentes gêneros textuais;
  • Compreender os efeitos de sentido produzidos pelos modos verbais;
  • Analisar a relação entre os modos verbais, o gênero textual e a intenção comunicativa;
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos na produção de textos próprios, considerando os modos verbais adequados ao gênero escolhido;
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância dos modos verbais na construção de sentido em textos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos modos verbais nos textos analisados;
  • Compreensão dos efeitos de sentido produzidos pelos diferentes modos verbais;
  • Coerência na escolha dos modos verbais na produção de texto próprio, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa;
  • Capacidade de justificar as escolhas dos modos verbais, explicando como contribuem para o efeito de sentido desejado;
  • Participação ativa nas discussões em grupo e na roda de conversa, demonstrando entendimento dos conceitos abordados.

Ações do professor

  • Apresentar e contextualizar o tema da atividade, explicando a importância dos modos verbais na comunicação e na construção de sentido;
  • Fornecer casos de estudo para análise em grupo, orientando os alunos na identificação dos modos verbais e nos efeitos de sentido produzidos;
  • Facilitar a discussão em grupo, estimulando a troca de ideias e promovendo a reflexão sobre a relação entre modos verbais, gênero textual e intenção comunicativa;
  • Orientar os alunos na produção de texto, fornecendo diretrizes sobre a escolha adequada dos modos verbais e incentivando a justificativa das escolhas feitas;
  • Avaliar individualmente os alunos com base nos critérios estabelecidos, utilizando observação das atividades realizadas, análise dos textos produzidos e participação nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas, como a análise dos casos de estudo em grupo e as discussões em roda de conversa;
  • Identificar corretamente os modos verbais nos textos analisados e compreender os efeitos de sentido produzidos por eles;
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos na produção de texto próprio, escolhendo os modos verbais adequados ao gênero textual e à intenção comunicativa;
  • Justificar as escolhas dos modos verbais, explicando como eles contribuem para transmitir o efeito de sentido desejado;
  • Participar das discussões em grupo, compartilhando ideias, ouvindo os colegas e contribuindo para a reflexão coletiva sobre a importância dos modos verbais na construção de sentido em textos.