Aula sobre O Verbo Parte 1

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O verbo é uma das classes gramaticais mais importantes da língua portuguesa, responsável por indicar a ação, o estado ou o fenômeno que ocorre no tempo. Nesta atividade, será trabalhado o verbo no presente, passado e futuro, além de explorar as diferentes formas verbais e seus efeitos de sentido. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema. É importante que os alunos compreendam a importância do verbo na construção do discurso e como ele influencia na intenção comunicativa do texto.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do verbo na construção do discurso. Em seguida, mostre exemplos de frases com verbos no presente, passado e futuro e discuta com os alunos sobre as diferenças de sentido entre eles.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Verbos no presente

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá para uma estação. Na primeira estação, os alunos irão criar frases com verbos no presente que expressem diferentes ações e estados. Em seguida, deverão identificar o efeito de sentido de cada verbo e explicar como ele influencia na intenção comunicativa do texto.

    Estação 2 - Verbos no passado

    Na segunda estação, os alunos irão criar frases com verbos no passado que expressem diferentes ações e estados. Em seguida, deverão identificar o efeito de sentido de cada verbo e explicar como ele influencia na intenção comunicativa do texto.

    Estação 3 - Verbos no futuro

    Na terceira estação, os alunos irão criar frases com verbos no futuro que expressem diferentes ações e estados. Em seguida, deverão identificar o efeito de sentido de cada verbo e explicar como ele influencia na intenção comunicativa do texto.


  3. Etapa 3 - Socialização das atividades

    Ao final da atividade, os grupos irão socializar as atividades realizadas nas estações e discutir sobre as diferentes formas verbais e seus efeitos de sentido.

  4. Etapa 4 - Produção textual

    Os alunos deverão produzir um texto utilizando verbos no presente, passado e futuro, e explicar como eles influenciam na intenção comunicativa do texto.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a atividade e a importância do verbo na construção do discurso.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de produção textual dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e socializar as atividades realizadas.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos efeitos de sentido dos modos verbais;
  • Coerência e coesão do texto produzido;
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia a ser utilizada;
  • Orientar e auxiliar os alunos durante a realização das atividades;
  • Fazer reflexões sobre a importância do verbo na construção do discurso.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Criar frases com verbos no presente, passado e futuro;
  • Produzir um texto utilizando verbos no presente, passado e futuro.