Aula sobre O Verbo Parte 1

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O verbo é uma das classes de palavras mais importantes da língua portuguesa, pois é ele que indica a ação, o estado ou o fenômeno que ocorre no tempo. Nesta atividade, será trabalhada a primeira parte do verbo, o qual é a sua conjugação no presente do indicativo. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema. Além disso, serão utilizados exemplos práticos e cotidianos para que os estudantes possam compreender melhor o assunto.

  1. Etapa 1 - Antes da atividade

    Selecione um vídeo ou um texto que aborde o tema da conjugação verbal no presente do indicativo. O material escolhido deverá ser enviado aos alunos com antecedência para que eles possam assisti-lo ou lê-lo antes da atividade.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a atividade fazendo uma revisão sobre o que é o verbo e como ele se classifica. Em seguida, explique o que é a conjugação verbal e como ela funciona no presente do indicativo. Para tornar a atividade mais dinâmica, utilize exemplos práticos e cotidianos para ilustrar o assunto.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena e Que tal. O objetivo é que os estudantes avaliem a atividade e desenvolvam o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos sobre como criar o template e como utilizá-lo para avaliar a atividade.

  4. Etapa 4 - Exercícios em sala de aula

    Distribua exercícios para que os alunos possam praticar a conjugação verbal no presente do indicativo. Os exercícios deverão ser realizados em sala de aula, em duplas ou individualmente, e você deverá acompanhar o desenvolvimento dos alunos e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo as respostas dos exercícios e trocar ideias sobre o tema. Oriente a discussão e estimule a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Faça uma revisão sobre o que foi aprendido na atividade e como a conjugação verbal no presente do indicativo pode ser aplicada no cotidiano. Os alunos deverão avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs criado na etapa 3.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida;
  • Promover a aprendizagem colaborativa e o diálogo entre os alunos, por meio da atividade em grupo e da discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade;
  • Desenvolvimento da habilidade de identificar os efeitos de sentido dos modos verbais;
  • Utilização correta da conjugação verbal no presente do indicativo;
  • Criatividade e clareza na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participação construtiva na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Selecionar um material adequado para a atividade;
  • Orientar os alunos sobre a criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos alunos durante a realização dos exercícios;
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo;
  • Fazer uma revisão sobre o que foi aprendido na atividade.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou ler o texto enviado pelo professor antes da atividade;
  • Participar ativamente da aula, por meio da atividade em grupo e da discussão em grupo;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade;
  • Realizar os exercícios em sala de aula;
  • Avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs criado na etapa 3.