O verbo - parte 2

Essa aula de Português é sobre elementos da classe gramatical - verbo. Se concentra, e bom aprendizado!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Na frase "Antes feito que perfeito", o verbo destacado está escrito em qual forma nominal?

    A) Infinitivo.

    B) Gerúndio.

    C) Particípio.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    Explique aos alunos que eles continuarão estudando sobre o verbo, desta vez, focando nos modos verbais e seus efeitos de sentido em textos. Diga a eles que existem três modos verbais, o indicativo, o subjuntivo e o imperativo, e eles podem indicar possibilidades, obrigações, fatos, desejos, entre outras coisas.
    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    Antes de iniciar a aula, é importante que os alunos tenham conhecimento prévio sobre o que é um verbo e sua função no texto. Para isso, você pode fazer uma revisão rápida do conteúdo anterior.

    Exemplo prático:

    Indicativo: É o modo verbal que expressa fatos, que aconteceram ou que estão acontecendo. É o modo mais utilizado na comunicação do dia a dia. Exemplo: _"Eu estudo todos os dias."_

    Subjuntivo: É o modo verbal que expressa a possibilidade, a dúvida, o desejo, a incerteza, a hipótese ou a vontade do falante. É utilizado para expressar situações hipotéticas, desejos, suposições ou incertezas. Exemplo: _"Se eu pudesse, viajaria o mundo inteiro."_

    Imperativo: É o modo verbal que expressa uma ordem, um pedido ou uma solicitação. É utilizado quando se quer expressar uma ação a ser realizada por alguém. Exemplo: _"Estude mais para a prova!"_

    Lembre os alunos que os modos verbais estão diretamente ligados às circunstâncias e às intenções do falante, e, por isso, podem variar conforme o contexto e o propósito comunicativo.

    Atividade completa
  5. 5. Design Thinking:

    Explique aos alunos que eles irão aprofundar seus conhecimentos sobre o verbo, identificando os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.
    Atividade completa
  6. 6. Aprendizagem Entre Pares:

    Inicie a aula com uma breve revisão sobre o verbo e sua importância na construção de frases e textos. Em seguida, apresente aos alunos o objetivo da aula e explique que eles serão divididos em duplas para a realização da atividade. Os alunos irão aprofundar seus conhecimentos sobre o verbo, em especial os modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.

    Exemplo prático:

    Indicativo: É o modo verbal que expressa fatos, que aconteceram ou que estão acontecendo. É o modo mais utilizado na comunicação do dia a dia. Exemplo: _"Eu estudo todos os dias."_

    Subjuntivo: É o modo verbal que expressa a possibilidade, a dúvida, o desejo, a incerteza, a hipótese ou a vontade do falante. É utilizado para expressar situações hipotéticas, desejos, suposições ou incertezas. Exemplo: _"Se eu pudesse, viajaria o mundo inteiro."_

    Imperativo: É o modo verbal que expressa uma ordem, um pedido ou uma solicitação. É utilizado quando se quer expressar uma ação a ser realizada por alguém. Exemplo: _"Estude mais para a prova!"_

    Lembre os alunos que os modos verbais estão diretamente ligados às circunstâncias e às intenções do falante, e, por isso, podem variar conforme o contexto e o propósito comunicativo.

    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    O verbo é uma das classes gramaticais mais importantes para a construção de frases e expressão de ideias. Na aula anterior, vimos sobre a conjugação e a classificação dos verbos. Nesta aula, vamos estudar os modos verbais, que são formas diferentes de expressar a ação verbal conforme a intenção do falante. Os modos verbais são: indicativo, subjuntivo e imperativo.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Explique aos alunos que o verbo é uma das classes de palavras mais importantes da Língua Portuguesa. Ele é responsável por transmitir a ação realizada pelo sujeito. Se achar necessário, revise o conteúdo com o exemplo abaixo.

    Exemplo prático:

    Indicativo: É o modo verbal que expressa fatos, que aconteceram ou que estão acontecendo. É o modo mais utilizado na comunicação do dia a dia. Exemplo: _"Eu estudo todos os dias."_

    Subjuntivo: É o modo verbal que expressa a possibilidade, a dúvida, o desejo, a incerteza, a hipótese ou a vontade do falante. É utilizado para expressar situações hipotéticas, desejos, suposições ou incertezas. Exemplo: _"Se eu pudesse, viajaria o mundo inteiro."_

    Imperativo: É o modo verbal que expressa uma ordem, um pedido ou uma solicitação. É utilizado quando se quer expressar uma ação a ser realizada por alguém. Exemplo: _"Estude mais para a prova!"_

    Lembre os alunos que os modos verbais estão diretamente ligados às circunstâncias e às intenções do falante, e, por isso, podem variar conforme o contexto e o propósito comunicativo.

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: