Aula sobre O Verbo Parte 2
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O verbo é uma das classes gramaticais mais importantes para a construção de frases e expressão de ideias. Na aula anterior, vimos sobre a conjugação e a classificação dos verbos. Nesta aula, vamos estudar os modos verbais, que são formas diferentes de expressar a ação verbal conforme a intenção do falante. Os modos verbais são: indicativo, subjuntivo e imperativo.
Etapa 1 - Problema
Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos e apresente um problema desafiador relacionado aos modos verbais, como, por exemplo: _"A empresa X precisa produzir um anúncio para uma nova campanha publicitária. A equipe de marketing precisa escolher qual modo verbal utilizar para convencer o público-alvo a comprar o produto. Qual modo verbal seria o mais eficiente nessa situação?"_ Peça aos alunos para criarem um slogan atrativo para a campanha de publicidade.Etapa 2 - Geração de alternativas
Cada grupo deve discutir e propor uma solução para o problema, baseando-se em seus conhecimentos prévios e nas discussões em grupo.Etapa 3 - Solução
Os grupos devem apresentar suas soluções para a turma, explicando qual modo verbal escolheram e por que ele é o mais adequado para a situação proposta.Etapa 4 - Apresentação
Peça para os alunos apresentarem a definição sobre o modo verbal que deverá ser utilizado na campanha publicitária e quais foram os slogans criados.Etapa 5 - Fechamento
Guie uma discussão geral sobre os modos verbais apresentados e seus efeitos de sentido em diferentes contextos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os efeitos de sentido dos modos verbais;
- Estimular o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos;
- Incentivar a criatividade e a reflexão crítica sobre a Língua Portuguesa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo;
- Qualidade da solução apresentada para o problema proposto;
- Clareza na apresentação;
- Reflexão crítica sobre o aprendizado da aula.
Ações do professor
- Propor o problema para a turma;
- Orientar os alunos na discussão em grupo;
- Estimular a reflexão crítica sobre o aprendizado;
- Acompanhar e avaliar a apresentação dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo;
- Propor alternativas para a solução do problema;
- Produzir o slogan da campanha publicitária;
- Refletir criticamente sobre o aprendizado da aula.