Aula sobre O Verbo Parte 2

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Explique aos alunos que o verbo é uma das classes de palavras mais importantes da Língua Portuguesa. Ele é responsável por transmitir a ação realizada pelo sujeito. Se achar necessário, revise o conteúdo com o exemplo abaixo.

Exemplo prático:

Indicativo: É o modo verbal que expressa fatos, que aconteceram ou que estão acontecendo. É o modo mais utilizado na comunicação do dia a dia. Exemplo: _"Eu estudo todos os dias."_

Subjuntivo: É o modo verbal que expressa a possibilidade, a dúvida, o desejo, a incerteza, a hipótese ou a vontade do falante. É utilizado para expressar situações hipotéticas, desejos, suposições ou incertezas. Exemplo: _"Se eu pudesse, viajaria o mundo inteiro."_

Imperativo: É o modo verbal que expressa uma ordem, um pedido ou uma solicitação. É utilizado quando se quer expressar uma ação a ser realizada por alguém. Exemplo: _"Estude mais para a prova!"_

Lembre os alunos que os modos verbais estão diretamente ligados às circunstâncias e às intenções do falante, e, por isso, podem variar conforme o contexto e o propósito comunicativo.


  1. Etapa 1 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 6 pessoas, dependendo da quantidade de alunos presente. Explique que eles desenvolverão coletivamente uma história com um dos três modos verbais. Você deverá sortear o modo verbal que cada grupo utilizará para escrever a história.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Após receber o modo verbal, os alunos deverão discutir coletivamente como será a história escrita por eles. Ressalte que é necessário que as narrativas tenham personagens, começo, meio e fim.

  3. Etapa 3 - Produção textual

    Após decidirem a estrutura do texto, os alunos deverão criar suas histórias utilizando o modo verbal sorteado. Oriente as produções, indicando qual é a melhor forma de organizar o texto.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos textos

    Os alunos apresentarão seus textos para a turma, explicando como os modos verbais indicam a intenção comunicativa do texto. Enquanto isso, guie a discussão, questionando os alunos sobre as escolhas realizadas e buscando aprofundar o entendimento do grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar os efeitos de sentido dos modos verbais em textos;
  • Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de comunicar ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos modos verbais em diferentes textos;
  • Coerência e coesão do texto produzido;
  • Clareza na apresentação do texto e das escolhas realizadas.

Ações do professor

  • Orientar a discussão sobre o problema apresentado;
  • Dar feedback sobre as soluções apresentadas pelos grupos;
  • Orientar a produção textual dos alunos.

Ações do aluno

  • Produzir um texto utilizando modos verbais.
  • Apresentar o texto para a turma, explicando como o modo verbal escolhido está relacionado às intenções comunicativas da história.
  • Participar das discussões em grupo e da reflexão sobre as escolhas linguísticas realizadas, contribuindo com insights e opiniões.