Aula sobre O Verbo Parte 2
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Exemplo prático:
Indicativo: É o modo verbal que expressa fatos, que aconteceram ou que estão acontecendo. É o modo mais utilizado na comunicação do dia a dia. Exemplo: _"Eu estudo todos os dias."_
Subjuntivo: É o modo verbal que expressa a possibilidade, a dúvida, o desejo, a incerteza, a hipótese ou a vontade do falante. É utilizado para expressar situações hipotéticas, desejos, suposições ou incertezas. Exemplo: _"Se eu pudesse, viajaria o mundo inteiro."_
Imperativo: É o modo verbal que expressa uma ordem, um pedido ou uma solicitação. É utilizado quando se quer expressar uma ação a ser realizada por alguém. Exemplo: _"Estude mais para a prova!"_
Lembre os alunos que os modos verbais estão diretamente ligados às circunstâncias e às intenções do falante, e, por isso, podem variar conforme o contexto e o propósito comunicativo.
Etapa 1 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 6 pessoas, dependendo da quantidade de alunos presente. Explique que eles desenvolverão coletivamente uma história com um dos três modos verbais. Você deverá sortear o modo verbal que cada grupo utilizará para escrever a história.Etapa 2 - Discussão em grupo
Após receber o modo verbal, os alunos deverão discutir coletivamente como será a história escrita por eles. Ressalte que é necessário que as narrativas tenham personagens, começo, meio e fim.Etapa 3 - Produção textual
Após decidirem a estrutura do texto, os alunos deverão criar suas histórias utilizando o modo verbal sorteado. Oriente as produções, indicando qual é a melhor forma de organizar o texto.Etapa 4 - Apresentação dos textos
Os alunos apresentarão seus textos para a turma, explicando como os modos verbais indicam a intenção comunicativa do texto. Enquanto isso, guie a discussão, questionando os alunos sobre as escolhas realizadas e buscando aprofundar o entendimento do grupo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar os efeitos de sentido dos modos verbais em textos;
- Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de comunicar ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos modos verbais em diferentes textos;
- Coerência e coesão do texto produzido;
- Clareza na apresentação do texto e das escolhas realizadas.
Ações do professor
- Orientar a discussão sobre o problema apresentado;
- Dar feedback sobre as soluções apresentadas pelos grupos;
- Orientar a produção textual dos alunos.
Ações do aluno
- Produzir um texto utilizando modos verbais.
- Apresentar o texto para a turma, explicando como o modo verbal escolhido está relacionado às intenções comunicativas da história.
- Participar das discussões em grupo e da reflexão sobre as escolhas linguísticas realizadas, contribuindo com insights e opiniões.