Aula sobre O Verbo Parte 2
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Exemplo prático:
Indicativo: É o modo verbal que expressa fatos, que aconteceram ou que estão acontecendo. É o modo mais utilizado na comunicação do dia a dia. Exemplo: _"Eu estudo todos os dias."_
Subjuntivo: É o modo verbal que expressa a possibilidade, a dúvida, o desejo, a incerteza, a hipótese ou a vontade do falante. É utilizado para expressar situações hipotéticas, desejos, suposições ou incertezas. Exemplo: _"Se eu pudesse, viajaria o mundo inteiro."_
Imperativo: É o modo verbal que expressa uma ordem, um pedido ou uma solicitação. É utilizado quando se quer expressar uma ação a ser realizada por alguém. Exemplo: _"Estude mais para a prova!"_
Lembre os alunos que os modos verbais estão diretamente ligados às circunstâncias e às intenções do falante, e, por isso, podem variar conforme o contexto e o propósito comunicativo.
Etapa 1 - Divisão em duplas e produção de frases
Divida a turma em duplas e peça para que cada dupla produza uma frase para trabalhar (por exemplo: _"Eu amo estudar português"_).Etapa 2 - Reescrita
Em seguida, peça para que as duplas reescrevam a frase de três formas diferentes, utilizando os modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo.Etapa 3 - Apresentação
Após a reescrita, peça para que cada dupla apresente as três versões da frase para a turma e explique como o uso de cada modo verbal alterou o efeito de sentido da frase.Etapa 4 - Avaliação entre pares
Em seguida, peça para que cada dupla avalie as apresentações das outras duplas e dê feedbacks construtivos sobre as diferentes formas de utilização dos modos verbais.Etapa 5 - Discussão
Por fim, promova uma discussão em grupo sobre a importância dos modos verbais na construção de sentido na Língua Portuguesa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita dos alunos;
- Estimular a reflexão sobre os efeitos de sentido produzidos pelos diferentes modos verbais;
- Promover a aprendizagem colaborativa entre pares;
- Proporcionar um ambiente de discussão e debate sobre a Língua Portuguesa e seus usos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e engajada dos alunos na atividade;
- Cooperação e colaboração entre os pares;
- Uso adequado dos modos verbais para produzir diferentes efeitos de sentido;
- Clareza e coesão na exposição das ideias.
Ações do professor
- Apresentar aos alunos uma breve explicação sobre os modos verbais e seus efeitos de sentido;
- Dividir a turma em duplas ou grupos de três e explicar as regras da atividade;
- Fornecer o material de apoio (textos, frases, etc.) e acompanhar o trabalho dos alunos, esclarecendo dúvidas e dando feedback.
Ações do aluno
- Trabalhar em conjunto com os colegas de equipe para criar frases que expressem a mesma ideia utilizando diferentes modos verbais;
- Discutir e avaliar os efeitos de sentido produzidos pelos diferentes modos verbais nas frases criadas;
- Apresentar as frases criadas para a turma, justificando as escolhas dos modos verbais e os efeitos de sentido produzidos.