Aula sobre O Verbo Parte 2

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Inicie a aula com uma breve revisão sobre o verbo e sua importância na construção de frases e textos. Em seguida, apresente aos alunos o objetivo da aula e explique que eles serão divididos em duplas para a realização da atividade. Os alunos irão aprofundar seus conhecimentos sobre o verbo, em especial os modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.

Exemplo prático:

Indicativo: É o modo verbal que expressa fatos, que aconteceram ou que estão acontecendo. É o modo mais utilizado na comunicação do dia a dia. Exemplo: _"Eu estudo todos os dias."_

Subjuntivo: É o modo verbal que expressa a possibilidade, a dúvida, o desejo, a incerteza, a hipótese ou a vontade do falante. É utilizado para expressar situações hipotéticas, desejos, suposições ou incertezas. Exemplo: _"Se eu pudesse, viajaria o mundo inteiro."_

Imperativo: É o modo verbal que expressa uma ordem, um pedido ou uma solicitação. É utilizado quando se quer expressar uma ação a ser realizada por alguém. Exemplo: _"Estude mais para a prova!"_

Lembre os alunos que os modos verbais estão diretamente ligados às circunstâncias e às intenções do falante, e, por isso, podem variar conforme o contexto e o propósito comunicativo.


  1. Etapa 1 - Divisão em duplas e produção de frases

    Divida a turma em duplas e peça para que cada dupla produza uma frase para trabalhar (por exemplo: _"Eu amo estudar português"_).

  2. Etapa 2 - Reescrita

    Em seguida, peça para que as duplas reescrevam a frase de três formas diferentes, utilizando os modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Após a reescrita, peça para que cada dupla apresente as três versões da frase para a turma e explique como o uso de cada modo verbal alterou o efeito de sentido da frase.

  4. Etapa 4 - Avaliação entre pares

    Em seguida, peça para que cada dupla avalie as apresentações das outras duplas e dê feedbacks construtivos sobre as diferentes formas de utilização dos modos verbais.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Por fim, promova uma discussão em grupo sobre a importância dos modos verbais na construção de sentido na Língua Portuguesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita dos alunos;
  • Estimular a reflexão sobre os efeitos de sentido produzidos pelos diferentes modos verbais;
  • Promover a aprendizagem colaborativa entre pares;
  • Proporcionar um ambiente de discussão e debate sobre a Língua Portuguesa e seus usos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e engajada dos alunos na atividade;
  • Cooperação e colaboração entre os pares;
  • Uso adequado dos modos verbais para produzir diferentes efeitos de sentido;
  • Clareza e coesão na exposição das ideias.

Ações do professor

  • Apresentar aos alunos uma breve explicação sobre os modos verbais e seus efeitos de sentido;
  • Dividir a turma em duplas ou grupos de três e explicar as regras da atividade;
  • Fornecer o material de apoio (textos, frases, etc.) e acompanhar o trabalho dos alunos, esclarecendo dúvidas e dando feedback.

Ações do aluno

  • Trabalhar em conjunto com os colegas de equipe para criar frases que expressem a mesma ideia utilizando diferentes modos verbais;
  • Discutir e avaliar os efeitos de sentido produzidos pelos diferentes modos verbais nas frases criadas;
  • Apresentar as frases criadas para a turma, justificando as escolhas dos modos verbais e os efeitos de sentido produzidos.