Aula sobre O Verbo Parte 2

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante que os alunos tenham conhecimento prévio sobre o que é um verbo e sua função no texto. Para isso, você pode fazer uma revisão rápida do conteúdo anterior.

Exemplo prático:

Indicativo: É o modo verbal que expressa fatos, que aconteceram ou que estão acontecendo. É o modo mais utilizado na comunicação do dia a dia. Exemplo: _"Eu estudo todos os dias."_

Subjuntivo: É o modo verbal que expressa a possibilidade, a dúvida, o desejo, a incerteza, a hipótese ou a vontade do falante. É utilizado para expressar situações hipotéticas, desejos, suposições ou incertezas. Exemplo: _"Se eu pudesse, viajaria o mundo inteiro."_

Imperativo: É o modo verbal que expressa uma ordem, um pedido ou uma solicitação. É utilizado quando se quer expressar uma ação a ser realizada por alguém. Exemplo: _"Estude mais para a prova!"_

Lembre os alunos que os modos verbais estão diretamente ligados às circunstâncias e às intenções do falante, e, por isso, podem variar conforme o contexto e o propósito comunicativo.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula, explicando que irão abordar os modos verbais e sua importância para a compreensão do texto.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em 4 grupos e prepare as estações com atividades diferentes para cada grupo. As estações serão organizadas da seguinte forma:

    \- Estação 1: Modo indicativo.

    \- Estação 2: Modo subjuntivo.

    \- Estação 3: Modo imperativo

    \- Estação 4: Escrita criativa de um texto utilizando diferentes modos verbais.


  3. Etapa 3 - Ações nas estações

    Na estação 1, os alunos deverão ler textos e indicar quais são os verbos que estão no modo indicativo. Já na estação 2, os alunos farão o mesmo, porém, indicando os verbos que estão no modo subjuntivo. A atividade se repete na estação 3, com os estudantes apontando os verbos no modo imperativo. Já na 4ª estação, os alunos deverão produzir um texto breve utilizando os diferentes modos verbais, compreendendo os seus diferentes efeitos de sentido.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a realização das estações, os alunos devem se reunir em grupo para discutir e compartilhar suas experiências e aprendizados sobre os modos verbais. Conduza a discussão e oriente\-os sobre eventuais dúvidas que possam surgir.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar os modos verbais em diferentes textos;
  • Compreender os efeitos de sentido dos modos verbais no texto;
  • Fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos modos verbais em um texto;
  • Capacidade de explicar os efeitos de sentido dos modos verbais;
  • Participação ativa nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Preparar as estações com atividades diversas;
  • Estimular a participação ativa dos alunos;
  • Fazer um resumo dos principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Realizar as atividades propostas em cada estação;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Produzir textos utilizando diferentes modos verbais.