Aula sobre O Verbo Parte 2

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Explique aos alunos que eles continuarão estudando sobre o verbo, desta vez, focando nos modos verbais e seus efeitos de sentido em textos. Diga a eles que existem três modos verbais, o indicativo, o subjuntivo e o imperativo, e eles podem indicar possibilidades, obrigações, fatos, desejos, entre outras coisas.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione alguns textos que contenham os três modos verbais. Disponibilize esses textos para os alunos com antecedência, seja por meio de envio eletrônico ou por entrega de cópias impressas.

  2. Etapa 2 - Estudo individual

    Os alunos lerão os textos e identificarão os modos verbais empregados e seus efeitos de sentido. Oriente-os a fazer anotações em seus cadernos.

  3. Etapa 3 - Revisão entre pares

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Eles deverão compartilhar suas leituras e suas anotações no caderno. Juntos, eles deverão revisar os trabalhos uns dos outros e compreender se as indicações do modo verbal estão corretas.

  4. Etapa 4 - Produção textual

    Após a revisão, proponha que os alunos escrevam frases, utilizando os três modos verbais para expressar uma mesma ideia. Peça que eles comparem os efeitos de sentido dos diferentes modos verbais utilizados. Para que os alunos compreendam, utilize o seguinte exemplo:

    Indicativo: _Eu estudo todas as noites para a prova._ (expressando a ideia de um fato concreto);

    Imperativo: _Estude todas as noites para a prova!_ (expressando a ideia de uma ordem ou sugestão);

    Subjuntivo: _É importante que eu estude todas as noites para a prova._ (expressando a ideia de um desejo, algo hipotético ou duvidoso).


  5. Etapa 5 - Exposição para a turma

    Para finalizar a atividade, proponha uma discussão em grupo sobre as diferentes escolhas de modos verbais feitas pelos alunos e os efeitos de sentido que elas causam nos textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar os modos verbais nos textos e seus efeitos de sentido;
  • Estimular a capacidade de análise e interpretação de textos;
  • Promover a habilidade de produção textual com diferentes modos verbais;
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos modos verbais nos textos;
  • Capacidade de discutir os efeitos de sentido dos diferentes modos verbais;
  • Habilidade de utilizar diferentes modos verbais para expressar uma mesma ideia e comparar os efeitos de sentido;
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Selecionar textos adequados para a atividade.
  • Explicar os conceitos básicos dos modos verbais para os alunos, fornecendo exemplos e contextos de uso;
  • Incentivar os alunos a discutir e refletir sobre os efeitos de sentido dos diferentes modos verbais, questionando-os sobre as escolhas dos verbos e sua relação com o contexto e a intenção comunicativa;
  • Dar feedbacks construtivos e individualizados sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Leitura e análise do texto fornecido pelo professor, identificando os diferentes modos verbais utilizados;
  • Discussão em grupo sobre o significado e os efeitos de sentido que cada modo verbal transmite;
  • Produção coletiva de frases ou pequenos textos utilizando diferentes modos verbais para expressar a mesma ideia;
  • Compartilhamento das produções com a turma e discussão sobre as diferenças de significado e efeitos de sentido gerados pelos diferentes modos verbais utilizados;
  • Revisão e edição das produções a partir das discussões e feedbacks recebidos.