Aula sobre Object Pronouns

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Os pronomes objetivos em inglês, também conhecidos como object pronouns, são palavras que substituem os objetos diretos e indiretos em uma frase. Eles permitem que as frases sejam mais claras e concisas. O uso correto dos pronomes objetivos é fundamental para a comunicação em inglês. Nesta atividade, os alunos irão discutir o uso de pronomes objetivos e identificar as situações em que eles são utilizados. Para tornar a prática mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos. Os estudantes irão criar um modelo de avaliação por pares para avaliar as apresentações de outros grupos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e discuta a importância do uso correto dos pronomes objetivos em inglês.

    Exemplo: "Hoje vamos aprender sobre os pronomes objetivos em inglês. Eles são fundamentais para a comunicação em inglês. Vamos ver como eles podem ser usados em frases para substituir objetos diretos e indiretos."


  2. Etapa 2 - Apresentação dos pronomes objetivos

    Apresente exemplos de pronomes objetivos em inglês e como eles são usados em frases.

    Exemplo: "Os pronomes objetivos em inglês são: me, you, him, her, it, us, you e them."


  3. Etapa 3 - Exemplos práticos de uso de pronomes objetivos

    Os estudantes irão trabalhar em grupos e criar frases utilizando pronomes objetivos conforme o contexto apresentado por você.

  4. Etapa 4 - Criação de modelo de avaliação por pares

    Os estudantes irão criar um modelo de avaliação por pares para avaliar as apresentações de outros grupos. Os critérios serão organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Eles deverão preencher com uma nota numa escala de 1 a 5 para cada critério.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo irá apresentar suas frases e seu modelo de avaliação por pares para a turma. Os outros grupos irão avaliar e dar feedback, utilizando o modelo criado nas etapas anteriores.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Recapitule o que foi aprendido e os estudantes irão refletir sobre o aprendizado e o trabalho em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discriminar sujeito de objeto, utilizando pronomes a eles relacionados.
  • Estimular a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizado por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.
  • Utilização correta dos pronomes objetivos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Estimular a participação ativa dos estudantes por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Acompanhar o trabalho dos grupos e fornecer feedbacks.
  • Avaliar a participação dos estudantes no processo de aprendizado.
  • Recapitular o que foi aprendido na dinâmica.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo.
  • Criar frases utilizando pronomes objetivos.
  • Criar um modelo de avaliação por pares.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos.
  • Refletir sobre o aprendizado e o trabalho em grupo.