Aula sobre Object Pronouns
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Nesta atividade, os alunos vão trabalhar o tema "Object Pronouns". Os pronomes objeto são usados para substituir ou se referir a um objeto ou uma pessoa dada em uma frase. Eles são importantes para tornar a comunicação mais clara e eficaz. Os estudantes encontrarão pronomes objeto em muitos textos e conversas cotidianas; por isso, é importante que eles compreendam como eles funcionam e como usá-los corretamente. Usando a metodologia Cultura Maker, os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, onde eles poderão avaliar sua própria atividade e desenvolver suas habilidades em "Discriminar sujeito de objeto, utilizando pronomes a eles relacionados".
Exemplo: Mary loves him. Ele é um pronome objeto que se refere a uma pessoa especifica.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema “Object Pronoums” e seus subtópicos, explique a importância do tema e faça perguntas para motivar a participação dos alunos.Etapa 2 - Exemplos
Apresente exemplos de pronomes objeto e como eles são usados em frasesEtapa 3 - Prática pessoal
Cada aluno deve escrever uma frase usando um pronome objeto e compartilhá-la com a turma.Etapa 4 - Identificação
Proponha um exercício prático, no qual os alunos terão que identificar pronomes objeto em frases.Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template da Dinâmica dos 3Qs (Que Bom; Que Pena e Que tal?) para avaliar as atividades, seu conhecimento sobre Object Pronoums e desenvolver suas habilidades.Etapa 6 - Debate
Promova um debate sobre pronomes objeto e a importância de seu uso corretoEtapa 7 - Encerramento
Faça um resumo do conteúdo e perguntas para fixar o conhecimento dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de discriminar sujeito de objeto e como utilizar pronomes objeto.
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos na construção do template.
- Incentivar a autoavaliação e reflexão sobre a própria aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos pronomes objeto em frases.
- Participação ativa na construção do template.
- Uso correto dos pronomes objeto na Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Estimular a participação e criatividade dos alunos na construção do template.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos para melhor entendimento do conteúdo.
- Propor atividades e exercícios que incentivem a prática individual e em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da construção do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Identificar e utilizar corretamente os pronomes objeto em frases propostas.
- Avaliar sua própria atividade usando o template criado.