Aula sobre Object Pronouns

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, os alunos vão trabalhar o tema "Object Pronouns". Os pronomes objeto são usados ​​para substituir ou se referir a um objeto ou uma pessoa dada em uma frase. Eles são importantes para tornar a comunicação mais clara e eficaz. Os estudantes encontrarão pronomes objeto em muitos textos e conversas cotidianas; por isso, é importante que eles compreendam como eles funcionam e como usá-los corretamente. Usando a metodologia Cultura Maker, os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, onde eles poderão avaliar sua própria atividade e desenvolver suas habilidades em "Discriminar sujeito de objeto, utilizando pronomes a eles relacionados".

Exemplo: Mary loves him. Ele é um pronome objeto que se refere a uma pessoa especifica.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema “Object Pronoums” e seus subtópicos, explique a importância do tema e faça perguntas para motivar a participação dos alunos.

  2. Etapa 2 - Exemplos

    Apresente exemplos de pronomes objeto e como eles são usados ​​em frases

  3. Etapa 3 - Prática pessoal

    Cada aluno deve escrever uma frase usando um pronome objeto e compartilhá-la com a turma.

  4. Etapa 4 - Identificação

    Proponha um exercício prático, no qual os alunos terão que identificar pronomes objeto em frases.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template da Dinâmica dos 3Qs (Que Bom; Que Pena e Que tal?) para avaliar as atividades, seu conhecimento sobre Object Pronoums e desenvolver suas habilidades.

  6. Etapa 6 - Debate

    Promova um debate sobre pronomes objeto e a importância de seu uso correto

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo do conteúdo e perguntas para fixar o conhecimento dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de discriminar sujeito de objeto e como utilizar pronomes objeto.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos na construção do template.
  • Incentivar a autoavaliação e reflexão sobre a própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos pronomes objeto em frases.
  • Participação ativa na construção do template.
  • Uso correto dos pronomes objeto na Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Estimular a participação e criatividade dos alunos na construção do template.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para melhor entendimento do conteúdo.
  • Propor atividades e exercícios que incentivem a prática individual e em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da construção do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Identificar e utilizar corretamente os pronomes objeto em frases propostas.
  • Avaliar sua própria atividade usando o template criado.