Aula sobre Object Pronouns

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Esta atividade irá trabalhar com o tema "Object Pronouns". Para contextualizar, você pode apresentar situações cotidianas em que o uso desses pronomes é muito comum, como em conversas com amigos ou familiares, ou em comunicações escritas, como e-mails e mensagens de texto. Por exemplo, quando alguém diz "Eu te amo" em inglês, a palavra "te" é um object pronoun que substitui o objeto direto "you". Ao trabalhar com a metodologia Design Sprint, os alunos terão a oportunidade de criar uma solução criativa para a fixação e aplicação desse assunto, tornando a aula mais envolvente e motivadora.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o assunto "Object Pronouns" fazendo uma revisão sobre os pronomes pessoais e como eles são usados em frases simples. Em seguida, explique o conceito de object pronoun, mostrando exemplos e como eles substituem objetos diretos em frases.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e, em conjunto, irão criar um mapa mental sobre object pronouns, destacando suas regras de uso e exemplos práticos. Eles podem usar imagens e símbolos para facilitar a compreensão.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar seu mapa mental e discutir sobre as regras e exemplos encontrados. Em seguida, em conjunto, eles irão escolher as três regras mais importantes que devem ser lembradas sobre object pronouns.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo irá receber um conjunto de frases em que object pronouns devem ser utilizados. Eles terão que escolher os pronomes adequados para cada frase e criar um cartaz ilustrando sua escolha. Dê feedback e esclareça dúvidas.

  5. Etapa 5 - Testar

    Finalmente, os grupos irão apresentar seus cartazes e explicar sua escolha de pronomes. Em conjunto, a turma irá discutir e avaliar se as escolhas foram corretas e se as regras mais importantes, escolhidas anteriormente, foram aplicadas adequadamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discriminar sujeito de objeto, utilizando pronomes a eles relacionados.
  • Motivar e engajar os alunos na participação ativa na aula, por meio do trabalho em grupo com a metodologia Design Sprint.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita dos alunos por meio da apresentação de suas escolhas de object pronouns.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos object pronouns nas frases propostas.
  • Participação e cooperação em grupo durante a elaboração do mapa mental e dos cartazes.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos cartazes e explicação das escolhas de pronomes.

Ações do professor

  • Apresentar o assunto e esclarecer dúvidas sobre as regras de uso dos object pronouns.
  • Orientar os alunos na elaboração do mapa mental e na escolha das três regras mais importantes.
  • Dar feedback aos grupos e esclarecer dúvidas durante a elaboração dos cartazes.
  • Avaliar e dar feedback sobre as apresentações dos grupos.
  • Reforçar as regras e conceitos aprendidos no final da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na elaboração do mapa mental e na discussão em grupo sobre as regras e exemplos do uso de object pronouns.
  • Trabalhar em equipe na escolha e elaboração do cartaz ilustrando suas escolhas de pronomes.
  • Apresentar suas escolhas de pronomes aos colegas e justificá-las adequadamente.
  • Avaliar o trabalho dos outros grupos e participar da discussão final sobre as escolhas de pronomes apresentadas.
  • Revisar e memorizar as regras e conceitos aprendidos durante a aula.