Aula sobre Object Pronouns

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade sobre "Object pronouns", os alunos aprenderão a diferenciar os pronomes utilizados como sujeito e objeto nas frases, identificando quando utilizar cada um. Essa habilidade é fundamental para a compreensão e construção de frases em inglês, já que as regras de estruturação do idioma são diferentes do português. Como exemplo, é possível apresentar frases simples do dia a dia, como "I love her" ou "He saw me". Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking por meio da criação de um mapa de empatia, onde os alunos irão refletir sobre como as pessoas se comunicam em inglês e como o uso correto dos pronomes pode ajudar na compreensão e na construção de frases.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando o que são os pronomes objeto e como eles são utilizados em inglês. Em seguida, apresente o mapa de empatia e oriente os alunos sobre como preenchê-lo.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar o mapa de empatia, preenchendo cada um dos campos com informações sobre como as pessoas se comunicam em inglês. Oriente-os nessa etapa, fazendo perguntas e estimulando a reflexão sobre as informações que estão sendo colocadas no mapa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após a criação dos mapas, os alunos deverão se reunir em grupos para discutir as informações e compartilhar suas experiências. Estimule a troca de ideias e promova a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente alguns exemplos práticos de frases em inglês que utilizam pronomes objeto, como "She gave me the book", e orientará os alunos sobre como identificar o pronome objeto na frase.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos deverão receber uma atividade em grupo para praticar o uso de pronomes objeto em frases em inglês. Oriente-os durante a atividade, fazendo perguntas e tirando dúvidas.

  6. Etapa 6 - Discussão geral e conclusão

    Ao final da atividade, promova uma discussão em grupo na qual os alunos poderão refletir sobre o que aprenderam e como poderão aplicar esse conhecimento em outras situações. Conclua destacando a importância do uso correto dos pronomes objeto em inglês e como isso pode facilitar a comunicação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discriminar sujeito de objeto, utilizando pronomes a eles relacionados.
  • Estimular a reflexão e o debate em grupo.
  • Promover a participação e o engajamento dos alunos na atividade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
  • Uso correto dos pronomes objeto nas frases.
  • Contribuição para a discussão em grupo.

Ações do professor

  • Estimular a reflexão e o debate em grupo.
  • Orientar os alunos durante a atividade prática.
  • Tirar dúvidas e corrigir possíveis erros.

Ações do aluno

  • Preencher o mapa de empatia com informações relevantes.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Praticar o uso correto dos pronomes objeto na atividade em grupo.