Aula sobre Object Pronouns

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os pronomes objetos são essenciais para a comunicação em inglês. Eles são usados para substituir nomes ou outras palavras que já foram mencionadas anteriormente na frase, economizando tempo e tornando o idioma mais fluido. Nesta atividade, os alunos irão aprender a identificar e usar pronomes objetos corretamente. Para tornar o aprendizado mais envolvente, irão trabalhar com a metodologia ativa de rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie explicando que os pronomes objetos são usados para substituir nomes que já foram mencionados anteriormente na frase e economizar tempo. Use exemplos práticos do cotidiano dos alunos, como "He gave me a book" ou "I bought a book for her" para demonstrar a utilização dos pronomes objetos.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida os alunos em três grupos, um para cada estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.

  3. Etapa 3 - Estações

    Estação 1 - Identificação dos pronomes objetos

    Nesta estação, os alunos trabalharão para identificar os pronomes objetos em diferentes frases. Eles também deverão criar novas frases usando pronomes objetos.

    Estação 2 - Uso correto dos pronomes objetos

    Nesta estação, os alunos trabalharão para identificar onde o pronome objeto deve ser usado em uma frase e qual pronome objeto é correto a ser usado em determinada situação.

    Estação 3 - Leitura e escrita

    Nesta estação, os alunos trabalharão individualmente para ler uma história curta que contém pronomes objetos escritos de forma equivocada e, em seguida, reescrever a história usando os pronomes objetos corretamente.


  4. Etapa 4 - Conclusão

    Encerre revisando o que foi aprendido nas estações e tirando dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade linguística relativa à discriminação de sujeito e objeto em inglês;
  • Utilização de metodologia ativa para tornar a aula mais envolvente e participativa;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de suas próprias frases e histórias usando pronomes objetos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos pronomes objetos nas frases;
  • Uso correto dos pronomes objetos;
  • Escrita correta das frases e história com pronomes objetos;
  • Participação e envolvimento dos alunos durante as estações.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e os objetivos da aula;
  • Instruir e orientar os alunos durante as estações, tirando dúvidas e auxiliando quando necessário;
  • Avaliar o progresso dos alunos durante as estações;
  • Gerenciar o tempo para garantir que todas as estações sejam concluídas dentro do tempo previsto;
  • Encerrar a aula com uma revisão dos tópicos aprendidos e tirar dúvidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das estações e seguir as instruções do professor;
  • Identificar corretamente os pronomes objetos nas frases;
  • Escrever corretamente frases e histórias usando pronomes objetos;
  • Colaborar com os colegas de grupo durante as estações;
  • Demonstrar interesse e envolvimento ao longo da aula.