Aula sobre Object Pronouns
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie explicando que os pronomes objetos são usados para substituir nomes que já foram mencionados anteriormente na frase e economizar tempo. Use exemplos práticos do cotidiano dos alunos, como "He gave me a book" ou "I bought a book for her" para demonstrar a utilização dos pronomes objetos.Etapa 2 - Divisão de grupos
Divida os alunos em três grupos, um para cada estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.Etapa 3 - Estações
Estação 1 - Identificação dos pronomes objetosNesta estação, os alunos trabalharão para identificar os pronomes objetos em diferentes frases. Eles também deverão criar novas frases usando pronomes objetos.
Estação 2 - Uso correto dos pronomes objetos
Nesta estação, os alunos trabalharão para identificar onde o pronome objeto deve ser usado em uma frase e qual pronome objeto é correto a ser usado em determinada situação.
Estação 3 - Leitura e escrita
Nesta estação, os alunos trabalharão individualmente para ler uma história curta que contém pronomes objetos escritos de forma equivocada e, em seguida, reescrever a história usando os pronomes objetos corretamente.
Etapa 4 - Conclusão
Encerre revisando o que foi aprendido nas estações e tirando dúvidas dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade linguística relativa à discriminação de sujeito e objeto em inglês;
- Utilização de metodologia ativa para tornar a aula mais envolvente e participativa;
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de suas próprias frases e histórias usando pronomes objetos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos pronomes objetos nas frases;
- Uso correto dos pronomes objetos;
- Escrita correta das frases e história com pronomes objetos;
- Participação e envolvimento dos alunos durante as estações.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e os objetivos da aula;
- Instruir e orientar os alunos durante as estações, tirando dúvidas e auxiliando quando necessário;
- Avaliar o progresso dos alunos durante as estações;
- Gerenciar o tempo para garantir que todas as estações sejam concluídas dentro do tempo previsto;
- Encerrar a aula com uma revisão dos tópicos aprendidos e tirar dúvidas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das estações e seguir as instruções do professor;
- Identificar corretamente os pronomes objetos nas frases;
- Escrever corretamente frases e histórias usando pronomes objetos;
- Colaborar com os colegas de grupo durante as estações;
- Demonstrar interesse e envolvimento ao longo da aula.