Aula sobre Object Pronouns

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre "pronome objeto" em inglês, que ajuda a identificar quem é o objeto de uma frase. Por exemplo, em "John gave the book to Jim", "the book" é o objeto direto e pode ser substituído por "it". Ou seja, "John gave it to Jim". É importante entender esses pronomes para escrever frases corretamente em inglês. Será utilizada metodologia ativa Sala de Aula Invertida e os alunos criarão mapas conceituais para explorar o tema.

  1. Etapa 1 - Preparação para a aula invertida

    Selecione um vídeo que explique a diferença entre o pronome sujeito e o pronome objeto em inglês e compartilhe com os alunos, previamente. Os alunos devem assistir ao vídeo e fazer anotações sobre o assunto abordado.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Em sala de aula, divida a turma em grupos. Cada grupo deve discutir as anotações feitas durante o vídeo e tirar dúvidas sobre o tema. Circule pela sala e auxilie os grupos na discussão.

  3. Etapa 3 - Construção do mapa conceitual

    Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre "pronome objeto" em inglês, contendo a ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade. Auxilie os grupos na construção do mapa e tire dúvidas que surgirem.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Dê feedback sobre a apresentação.

  5. Etapa 5 - Exercícios práticos

    Apresente alguns exercícios para os alunos praticarem a utilização dos pronomes objetos em inglês.Os alunos devem fazer os exercícios individualmente.

  6. Etapa 6 - Revisão final

    Revise os principais pontos abordados na atividade e responda a eventuais dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover a construção do conhecimento por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar o pronome objeto em frases em inglês.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na construção dos mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pela equipe.
  • Uso correto dos pronomes objetos em exercícios práticos.

Ações do professor

  • Selecionar e compartilhar um vídeo explicativo sobre o tema.
  • Auxiliar os grupos na discussão e construção do mapa conceitual.
  • Apresentar exercícios práticos para a turma.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo e fazer anotações sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Fazer os exercícios práticos propostos pelo professor.