Aula sobre Object Pronouns
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre "pronome objeto" em inglês, que ajuda a identificar quem é o objeto de uma frase. Por exemplo, em "John gave the book to Jim", "the book" é o objeto direto e pode ser substituído por "it". Ou seja, "John gave it to Jim". É importante entender esses pronomes para escrever frases corretamente em inglês. Será utilizada metodologia ativa Sala de Aula Invertida e os alunos criarão mapas conceituais para explorar o tema.
Etapa 1 - Preparação para a aula invertida
Selecione um vídeo que explique a diferença entre o pronome sujeito e o pronome objeto em inglês e compartilhe com os alunos, previamente. Os alunos devem assistir ao vídeo e fazer anotações sobre o assunto abordado.Etapa 2 - Discussão em grupo
Em sala de aula, divida a turma em grupos. Cada grupo deve discutir as anotações feitas durante o vídeo e tirar dúvidas sobre o tema. Circule pela sala e auxilie os grupos na discussão.Etapa 3 - Construção do mapa conceitual
Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre "pronome objeto" em inglês, contendo a ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade. Auxilie os grupos na construção do mapa e tire dúvidas que surgirem.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Dê feedback sobre a apresentação.Etapa 5 - Exercícios práticos
Apresente alguns exercícios para os alunos praticarem a utilização dos pronomes objetos em inglês.Os alunos devem fazer os exercícios individualmente.Etapa 6 - Revisão final
Revise os principais pontos abordados na atividade e responda a eventuais dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover a construção do conhecimento por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar o pronome objeto em frases em inglês.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na construção dos mapas conceituais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual criado pela equipe.
- Uso correto dos pronomes objetos em exercícios práticos.
Ações do professor
- Selecionar e compartilhar um vídeo explicativo sobre o tema.
- Auxiliar os grupos na discussão e construção do mapa conceitual.
- Apresentar exercícios práticos para a turma.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo e fazer anotações sobre o tema.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Fazer os exercícios práticos propostos pelo professor.