Observando: substância ou mistura?

Nesta aula de Ciências vamos observar alguns exemplos de substâncias e misturas. Leia com atenção e observe as diferenças entre elas. Vamos lá! 😀


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Observe a imagem. A gente pode afirmar que o granito é um tipo de:

    A) Substância pura.

    B) Mistura homogênea.

    C) Mistura heterogênea.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    As misturas são materiais composto por mais de uma substância, possuindo características próprias. Estas misturas podem ser classificadas em homogêneas, quando estão formando apenas uma fase, ou em heterogêneas, quando foram duas ou mais fases. É importante entendermos estas diferenças, bem como podemos separar estas misturas, pois diferentes materiais podem ser combinados e as propriedades podem mudar quando isso acontece. Por exemplo, o sal pode ser adicionado à água para criar uma mistura homogênea, enquanto a areia e a água formam uma mistura heterogênea. Nesta aula, os alunos trabalharão em um template de registro de aprendizagem, que incluirá os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema;
    Atividade completa
  4. 4. Design Sprint:

    As substâncias compõem tudo que existe ao nosso redor, e ao combiná-las formamos misturas. Compreender a diferença entre esses conceitos é importante para entender como as substâncias se comportam na natureza e como podemos utilizá-las em nosso dia a dia. Por exemplo, quando cozinhamos, estamos lidando com misturas de diferentes substâncias, que possuem características próprias. Além disso, entender a diferença entre substância e mistura é fundamental para compreendermos processos químicos e físicos.
    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    As substâncias são muito importantes, pois compõem os materiais que conhecemos, formando misturas. Estas misturas, por sua vez, podem ser homogênea ou heterogênea. É importante que os alunos possam identificar as propriedades das substâncias e misturas, e saber como separá-las. Isto porque eles podem encontrar misturas em diversos contextos, como em alimentos, bebidas, produtos de limpeza e muitos outros. Nesta aula, os alunos devem produzir um mapa conceitual a partir do estudo realizado por eles.
    Atividade completa
  6. 6. Aprendizagem Entre Pares:

    As misturas e substâncias são partes essenciais de nosso cotidiano e estão presentes em tudo que nos cerca. Assim, entender a diferença entre esses conceitos, bem como saber os

    tipos de separação de mistura são habilidades importantes, que permitem compreender melhor as propriedades dos materiais que estão ao redor e como eles podem ser utilizados. Por exemplo, muitas vezes utilizamos misturas em nosso cotidiano, como no caso do sal de cozinha dissolvido em água para cozinhar alimentos.Nesta aula, os alunos irão aprender a diferenciar substâncias de misturas, assim como devem classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas.

    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Observando: substância ou mistura?". A classificação de misturas é fundamental para compreendermos diversos fenômenos químicos que ocorrem no nosso dia a dia, como a dissolução de açúcar no café ou a separação da água e óleo. Para que os alunos entendam melhor esse conceito, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por Estações, em que cada grupo irá realizar uma atividade relacionada ao tema. Dessa forma, os estudantes poderão aprender de maneira mais envolvente e didática.
    Atividade completa
  8. 8. Cultura Maker:

    Tudo que existe ao nosso redor é formado por substâncias ou por uma mistura delas. Uma substância é composta por apenas um tipo de material (como água pura ou o gás oxigênio), enquanto uma mistura é formada por dois ou mais materiais. Nesta aula os alunos são desafiados a classificar diferentes materiais em substâncias ou misturas, e devem avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs..
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: