Aula sobre Observando Substancia Ou Mistura

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As misturas são materiais composto por mais de uma substância, possuindo características próprias. Estas misturas podem ser classificadas em homogêneas, quando estão formando apenas uma fase, ou em heterogêneas, quando foram duas ou mais fases. É importante entendermos estas diferenças, bem como podemos separar estas misturas, pois diferentes materiais podem ser combinados e as propriedades podem mudar quando isso acontece. Por exemplo, o sal pode ser adicionado à água para criar uma mistura homogênea, enquanto a areia e a água formam uma mistura heterogênea. Nesta aula, os alunos trabalharão em um template de registro de aprendizagem, que incluirá os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema;

  1. Etapa 1 - Check-in

    Comece a aula explicando aos alunos como funciona o template de registro de aprendizagem, e como os campos de Check-in e de Check-out devem ser preenchidos. Em seguida, peça para criarem seus próprios templates, ou, se preferir, entregue impresso conforme o material de apoio.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Faça uma breve apresentação sobre o tema da aula, recapitulando a diferença entre substâncias e misturas. Para isso, questione alunos por meio de perguntas como "o que é uma substância?" e "como você pode diferenciar uma mistura homogênea de uma heterogênea?". Peça para os alunos anotarem no campo de check-in seus conhecimentos.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Divida a turma em grupos de quatro alunos. Em grupos, os alunos devem criar exemplos de misturas homogêneas e heterogêneas usando diferentes materiais. Eles podem usar, por exemplo, sal, areia, corante, pedras, água, álcool, óleo, entre outros.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar seus exemplos para a turma e os estudantes devem interagir respondendo se é uma substância ou mistura, e caso seja mistura, se é heterogênea ou homogênea. Para isso você pode fazer perguntas para incentivar a discussão, como "Por que vocês acham que essa amostra é uma substância?" ou "Como vocês sabem que essa mistura é heterogênea?"

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos devem preencher o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, respondendo a perguntas relacionadas ao tema da aula, como "o que você aprendeu hoje?" e "como você pode aplicar esse conhecimento no seu dia a dia?" O objetivo desta etapa é avaliar o aprendizado dos alunos e entender como eles podem aplicar o que aprenderam.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça um breve resumo sobre as misturas demonstradas pelos grupos. Em seguida, reforce os principais conceitos das aulas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a discussão em grupo.
  • Incentivar a aplicação prática do conhecimento adquirido.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Correta classificação de misturas como homogêneas ou heterogêneas.
  • Preenchimento adequado do template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Preparar os materiais necessários para a atividade em grupo.
  • Incentivar a discussão em grupo e fazer perguntas para incentivar a reflexão dos alunos.
  • Avaliar o conhecimento prévio dos alunos e adaptar a aula de acordo com as necessidades da turma.
  • Proporcionar feedback construtivo aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Trabalhar em grupo para criar exemplos de misturas homogêneas e heterogêneas.
  • Preencher adequadamente o template de registro de aprendizagem.