Aula sobre Observando Substancia Ou Mistura

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


As misturas e substâncias são partes essenciais de nosso cotidiano e estão presentes em tudo que nos cerca. Assim, entender a diferença entre esses conceitos, bem como saber os

tipos de separação de mistura são habilidades importantes, que permitem compreender melhor as propriedades dos materiais que estão ao redor e como eles podem ser utilizados. Por exemplo, muitas vezes utilizamos misturas em nosso cotidiano, como no caso do sal de cozinha dissolvido em água para cozinhar alimentos.Nesta aula, os alunos irão aprender a diferenciar substâncias de misturas, assim como devem classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a diferença entre misturas e substâncias. Em seguida, diferencie, junto aos alunos, misturas homogêneas e heterogêneas. Incentive os alunos a participarem da discussão e apresentar exemplos

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Os alunos devem ser organizados em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve preparar três tipos de misturas diferentes e classificá-las.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos devem realizar pesquisas sobre a diferenças entre as misturas e preparar uma apresentação para a turma realizando as misturas.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação

    Os grupos devem criar um template de avaliação para avaliar seus pares. Peça para utilizarem os seguintes critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. A escala de notas deve ser de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentações

    Cada grupo deve apresentar as misturas escolhidas, bem como sua classificação, para a turma. Os demais alunos devem avaliar a apresentação utilizando o modelo criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos devem se reunir para discutir as avaliações recebidas e avaliar seus pares conforme o template criado na etapa anterior.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula conduzindo uma breve roda de conversa sobre a atividade e avaliação. Em seguida, reforce os conceitos aprendidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação oral dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliar e ser avaliado pelos pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar os conceitos.
  • Organizar os grupos e definir os temas.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação.
  • Conduzir a discussão em grupo.
  • Encerrar a aula reforçando os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema atribuído.
  • Preparar a apresentação oral.
  • Criar o template de avaliação.
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos.
  • Participar da discussão em grupo.