Aula sobre Observando Substancia Ou Mistura

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Tudo que existe ao nosso redor é formado por substâncias ou por uma mistura delas. Uma substância é composta por apenas um tipo de material (como água pura ou o gás oxigênio), enquanto uma mistura é formada por dois ou mais materiais. Nesta aula os alunos são desafiados a classificar diferentes materiais em substâncias ou misturas, e devem avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs..

  1. Etapa 1 - Introdução

    Contextualize o tema e apresente exemplos práticos sobre o assunto. Você pode utilizar o exemplo de água destilada e água mineral para diferenciar substância de mistura. Incentive os alunos a participar da conversa e compartilhar suas experiências.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em grupos de quatro alunos. Em seguida, explique como será realizada a atividade e como a Dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada.

  3. Etapa 3 - Identificando substâncias e misturas

    Disponha diversos materiais para análise, como: água, açúcar, sal, areia, café, entre outros. Os alunos devem identificar se cada material é uma substância ou uma mistura, e justificar suas respostas.

  4. Etapa 4 - Criando o template da Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Eles devem pensar em perguntas e respostas que reflitam as suas impressões sobre a atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar o seu template e discutir as suas respostas com a turma. Conduza discussão e faça observações sobre as respostas dos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve revisão dos conceitos aprendidos e pergunte aos alunos o que eles acharam da aula. Incentive-os a compartilhar suas opiniões e sugestões para futuras atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de distinguir entre substância e mistura.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema.
  • Promover a colaboração e a comunicação entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar suas próprias aprendizagens.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de substância e mistura.
  • Justificativa clara e coerente das respostas.
  • Participação ativa na criação do template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação construtiva nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Explicar os conceitos de substância e mistura de forma clara e didática.
  • Mediar as discussões em grupo e fazer observações sobre as respostas dos alunos.
  • Avaliar de forma justa e criteriosa a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Identificar corretamente as substâncias e misturas apresentadas.
  • Criar um template da Dinâmica dos 3 Qs com perguntas e respostas relevantes.
  • Apresentar o template e participar das discussões em grupo.
  • Avaliar suas próprias aprendizagens e participações na atividade.