Aula sobre Observando Substancia Ou Mistura

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Observando: substância ou mistura?". A classificação de misturas é fundamental para compreendermos diversos fenômenos químicos que ocorrem no nosso dia a dia, como a dissolução de açúcar no café ou a separação da água e óleo. Para que os alunos entendam melhor esse conceito, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por Estações, em que cada grupo irá realizar uma atividade relacionada ao tema. Dessa forma, os estudantes poderão aprender de maneira mais envolvente e didática.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula com exemplos de misturas que podem ser encontradas no cotidiano dos alunos, como a mistura de água e sal ou de água e óleo. É importante ressaltar a importância da classificação de misturas, especialmente em contextos de produção e indústria.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em três grupos e explique a metodologia "Rotação por Estações".

  3. Etapa 3 - Rotação por Estações

    Oriente os alunos em relação ao tempo que cada grupo terá para cada estação, e, também, a ordem de rotação. As atividades propostas para cada estação são:

    Estação 1 - Experimento de dissolução

    Nesta estação, os alunos devem realizar um experimento de dissolução de açúcar em água. Eles deverão observar o que acontece com o açúcar após ser adicionado na água, e em seguida, anotar.

    Estação 2 - Separação de misturas

    Nesta estação, os alunos devem realizar um experimento de separação de misturas de água e café. Eles deverão observar como é possível separar esses dois materiais.

    Estação 3 - Observação de misturas

    Nesta estação, os alunos devem observar diferentes tipos de misturas e classificá-las como homogêneas ou heterogêneas. Eles devem justificar as suas respostas e discutir com os colegas. Para armazenar estas misturas utilize potes ou garrafas reutilizadas. Para as misturas, use materiais de baixo custo como, por exemplo, sal, água, areia, terra, pedrinhas, tampas de garrafas, entre outros.


  4. Etapa 4 - Sistematização

    Em grupos, os alunos devem sistematizar o que observaram em uma folha de papel. Pode ser em formato de mapa conceitual, resumo ou até mesmo infográfico.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Faça uma roda de conversa e peça que os alunos compartilhem o que observaram e aprenderam. Incentive a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das atividades realizadas e reforce os conceitos aprendidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas.
  • Estimular a observação e o pensamento crítico dos alunos.
  • Proporcionar uma aula mais dinâmica e interativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos de mistura e classificação de misturas.
  • Habilidade dos alunos em identificar e justificar se uma mistura é homogênea ou heterogênea.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Fazer uma revisão dos conceitos aprendidos ao final da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Observar e analisar as misturas apresentadas.
  • Classificar as misturas como homogêneas ou heterogêneas e justificar as suas respostas.