Aula sobre Observando Substancia Ou Mistura

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As substâncias são muito importantes, pois compõem os materiais que conhecemos, formando misturas. Estas misturas, por sua vez, podem ser homogênea ou heterogênea. É importante que os alunos possam identificar as propriedades das substâncias e misturas, e saber como separá-las. Isto porque eles podem encontrar misturas em diversos contextos, como em alimentos, bebidas, produtos de limpeza e muitos outros. Nesta aula, os alunos devem produzir um mapa conceitual a partir do estudo realizado por eles.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula, diferenciando misturas e substâncias. Você pode mostrar exemplos práticos, como a mistura de água e sal, ou a mistura de água e óleo, para facilitar o entendimento dos alunos.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em duplas ou trios.Em seguida, o professor explique como será a metodologia da aula, a Sala de Aula Invertida, e como os alunos devem criar o mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre misturas e substâncias, usando materiais como livros, enciclopédias, internet e outros. Os alunos devem anotar as informações relevantes para a criação do mapa conceitual. Oriente os estudantes neste processo.

  4. Etapa 4 - Organização das informações

    Os alunos devem organizar as informações coletadas na etapa anterior em um mapa conceitual. O mapa deve ter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma e explicar as informações contidas nele. Estimule a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Faça uma roda de conversa com os alunos para eles compartilharem as informações que coletadas em suas pesquisas, assim como seus aprendizados. Oriente a discussão e faça perguntas que estimulem a reflexão dos alunos, como “Onde encontramos misturas em nosso cotidiano?”.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula fazendo um resumo dos principais pontos abordados, destacando a importância da habilidade desenvolvida pelos alunos. Os alunos devem fazer uma avaliação da aula, dando feedbacks sobre a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Incentivar a pesquisa e análise de informações.
  • Desenvolver a habilidade de síntese de informações.
  • Estimular o trabalho em equipe.
  • Promover a compreensão para classificação misturas como homogêneas ou heterogêneas.
  • Desenvolver a habilidade de reflexão crítica sobre o tema abordado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade e clareza das informações apresentadas no mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Participação na avaliação da aula.

Ações do professor

  • Orientar as pesquisas dos alunos.
  • Orientar a criação dos mapas conceituais.
  • Estimular a discussão em grupo.
  • Fornecer feedbacks aos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema.
  • Criar o mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.