Aula sobre Obsolescencia Programada

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A obsolescência programada é um fenômeno que ocorre quando um produto é projetado para ter uma vida útil limitada, forçando o consumidor a comprar um novo produto em um curto período. Esse fenômeno tem sido cada vez mais comum na sociedade atual, principalmente com o avanço da tecnologia. Nesta aula, os alunos irão analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação, a partir do estudo da obsolescência programada.

Aprendizagem Baseada em Problemas:


  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente o tema da aula e proponha o seguinte problema: “Como a obsolescência programada afeta as relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação?”. Incentive a reflexão e discussão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Separe a turma em grupos e os oriente a pesquisar sobre o tema e gerar alternativas para solucionar o problema proposto. Eles deverão registrar suas ideias em um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos irão apresentar suas soluções para o problema proposto, discutindo as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

  4. Etapa 4 - Discussão em Grupo

    Após a apresentação das soluções, os grupos irão discutir em conjunto as ideias apresentadas, buscando chegar a uma solução consensual.

  5. Etapa 5 - Apresentação Final

    Cada grupo irá apresentar sua solução final para o problema proposto, justificando sua escolha e explicando como ela pode afetar as relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de aprendizagem, destacando o que aprenderam e como isso pode ser aplicado em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os estudantes com base no desempenho deles durante a atividade e a qualidade das discussões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a obsolescência programada e suas implicações políticas e sociais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
  • Qualidade das soluções apresentadas.
  • Clareza e objetividade na apresentação final.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e discussão em grupo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir em grupo sobre o tema proposto.
  • Gerar alternativas para solucionar o problema proposto.
  • Apresentar soluções e participar ativamente das discussões em grupo.