Aula sobre Obsolescencia Programada

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A obsolescência programada é um fenômeno que ocorre quando um produto é projetado para ter uma vida útil limitada, forçando o consumidor a comprar um novo produto em um curto período de tempo. Esse fenômeno é comum em produtos eletrônicos, como smartphones e computadores, mas também pode ser encontrado em outros produtos, como roupas e eletrodomésticos. A obsolescência programada tem impactos ambientais e econômicos significativos, e é importante que os alunos entendam esse fenômeno para que possam tomar decisões mais conscientes como consumidores.

Aprendizagem Entre Pares


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o conceito de obsolescência programada e seus impactos. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo recebe uma lista de perguntas sobre obsolescência programada para pesquisar. As perguntas podem incluir: Quais são os produtos mais afetados pela obsolescência programada? Como a obsolescência programada afeta o meio ambiente? Como a obsolescência programada afeta a economia? Os alunos podem pesquisar em livros, revistas ou jornais.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo discute as respostas às perguntas e elabora um argumento sobre a obsolescência programada. Você pode fornecer algumas perguntas orientadoras, como: Qual é a sua opinião sobre a obsolescência programada? Como podemos reduzir a obsolescência programada?

  4. Etapa 4 - Preparação da apresentação

    Cada grupo prepara uma apresentação sobre a obsolescência programada. A apresentação deve incluir o argumento elaborado na etapa anterior e exemplos práticos de produtos afetados pela obsolescência programada.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresenta sua pesquisa e argumento para a turma. Após cada apresentação, os outros grupos fazem perguntas e comentários.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada grupo recebe um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos discutidos e incentivando os alunos a refletirem sobre suas escolhas como consumidores.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de apresentação.
  • Compreender o conceito de obsolescência programada e seus impactos.
  • Compreender exemplos práticos de obsolescência programada.

Critérios de avaliação

  • Qualidade da apresentação.
  • Participação na discussão inicial.
  • Apresentação clara e organizada.

Ações do professor

  • Orientar a preparação da apresentação.
  • Explicar o conceito de obsolescência programada.
  • Dividir os alunos em grupos.

Ações do aluno

  • Discutir as respostas às perguntas em grupo.
  • Elaborar um argumento sobre a obsolescência programada.
  • Preparar a apresentação.