Aula sobre Obsolescencia Programada

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A obsolescência programada é uma estratégia utilizada por empresas para reduzir a vida útil de um produto, forçando o consumidor a comprar um novo. Essa prática é prejudicial ao meio ambiente e ao bolso do consumidor. É importante que os alunos compreendam essa prática e saibam como identificá-la. Você pode citar exemplos para os alunos, como:

- Lâmpadas queimando com frequência;

- Celulares que param de funcionar após atualizações;

- Impressoras que param de funcionar após um número determinado de impressões.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o que é obsolescência programada. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas. Fomente a discussão nessa etapa.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”. Essa ferramenta será utilizada para avaliar a atividade.

  3. Etapa 3 - Identificação de exemplos

    Os alunos identificarão exemplos de obsolescência programada em produtos que possuem em casa. Oriente os alunos na reflexão sobre a obsolescência programada e a nossa sociedade.

  4. Etapa 4 - Análise dos exemplos

    Os alunos analisarão os exemplos identificados e discutirão em grupo.

  5. Etapa 5 - Criação de soluções

    Os alunos criarão soluções para combater a obsolescência programada.

  6. Etapa 6 - Avaliação da atividade

    Os alunos utilizarão o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos alunos;
  • Compreender o que é obsolescência programada;
  • Identificar exemplos de obsolescência programada.

Critérios de avaliação

  • Participação na discussão;
  • Identificação de exemplos de obsolescência programada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema;
  • Estimular a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar da discussão;
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas.