Aula sobre Obsolescencia Programada
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A obsolescência programada é um fenômeno que ocorre quando um produto é projetado para ter uma vida útil limitada, forçando o consumidor a comprar um novo produto em um curto período de tempo. Esse fenômeno é comum em produtos eletrônicos, como smartphones e computadores, mas também pode ser encontrado em outros produtos, como roupas e eletrodomésticos. A obsolescência programada tem impactos ambientais, econômicos e sociais e é importante que os alunos compreendam esse fenômeno para se tornarem consumidores mais conscientes.
Etapa 1 - Check-in
Apresente o tema da aula e peça aos alunos que registrem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto em um template de registro de aprendizagem.Etapa 2 - Apresentação de exemplos
Apresente exemplos de produtos que possuem obsolescência programada, como smartphones e eletrodomésticos, e explique como esse fenômeno ocorre.Etapa 3 - Análise de impactos
Os alunos são divididos em grupos e cada grupo recebe um impacto da obsolescência programada para analisar, como o impacto ambiental, econômico ou social. Os grupos devem discutir e registrar suas análises no template de registro de aprendizagem.Etapa 4 - Síntese das análises
Os grupos apresentam suas análises para a turma e você deverá realizar uma síntese das informações apresentadas.Etapa 5 - Check-out
Os alunos registram no template de registro de aprendizagem o que aprenderam sobre a obsolescência programada e como isso pode afetar suas escolhas como consumidores.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos devem discutir como podem aplicar o que aprenderam sobre a obsolescência programada em suas vidas como consumidores.Etapa 7 - Check-in
Os alunos registram no template de registro de aprendizagem como pretendem aplicar o que aprenderam sobre a obsolescência programada em suas vidas como consumidores.
Intencionalidades pedagógicas
- Despertar o interesse dos alunos pelo tema.
- Compreender como a obsolescência programada ocorre em diferentes produtos.
- Identificar os impactos da obsolescência programada.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos nas atividades
- Qualidade das expectativas e conhecimentos prévios registrados pelos alunos.
- Qualidade das análises registradas no template de registro de aprendizagem.
- Compreensão dos impactos da obsolescência programada.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula.
- Explicar o objetivo da atividade.
- Distribuir o template de registro de aprendizagem.
Ações do aluno
- Registrar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto no template de registro de aprendizagem.
- Participar da discussão sobre os exemplos apresentados.
- Registrar as informações relevantes no template de registro de aprendizagem.
- Trabalhar em grupo para discutir como aplicar o que foi aprendido na aula em suas vidas como consumidores.