Aula sobre Obsolescencia Programada

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A obsolescência programada é um fenômeno que ocorre quando um produto é projetado para ter uma vida útil limitada, forçando o consumidor a comprar um novo produto em um curto período de tempo. Esse fenômeno é comum em produtos eletrônicos, como smartphones e computadores, mas também pode ser encontrado em outros produtos, como roupas e eletrodomésticos. A obsolescência programada tem impactos ambientais, econômicos e sociais e é importante que os alunos compreendam esse fenômeno para se tornarem consumidores mais conscientes.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema da aula e peça aos alunos que registrem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto em um template de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Apresentação de exemplos

    Apresente exemplos de produtos que possuem obsolescência programada, como smartphones e eletrodomésticos, e explique como esse fenômeno ocorre.

  3. Etapa 3 - Análise de impactos

    Os alunos são divididos em grupos e cada grupo recebe um impacto da obsolescência programada para analisar, como o impacto ambiental, econômico ou social. Os grupos devem discutir e registrar suas análises no template de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Síntese das análises

    Os grupos apresentam suas análises para a turma e você deverá realizar uma síntese das informações apresentadas.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos registram no template de registro de aprendizagem o que aprenderam sobre a obsolescência programada e como isso pode afetar suas escolhas como consumidores.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos devem discutir como podem aplicar o que aprenderam sobre a obsolescência programada em suas vidas como consumidores.

  7. Etapa 7 - Check-in

    Os alunos registram no template de registro de aprendizagem como pretendem aplicar o que aprenderam sobre a obsolescência programada em suas vidas como consumidores.

Intencionalidades pedagógicas

  • Despertar o interesse dos alunos pelo tema.
  • Compreender como a obsolescência programada ocorre em diferentes produtos.
  • Identificar os impactos da obsolescência programada.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos nas atividades
  • Qualidade das expectativas e conhecimentos prévios registrados pelos alunos.
  • Qualidade das análises registradas no template de registro de aprendizagem.
  • Compreensão dos impactos da obsolescência programada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula.
  • Explicar o objetivo da atividade.
  • Distribuir o template de registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Registrar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto no template de registro de aprendizagem.
  • Participar da discussão sobre os exemplos apresentados.
  • Registrar as informações relevantes no template de registro de aprendizagem.
  • Trabalhar em grupo para discutir como aplicar o que foi aprendido na aula em suas vidas como consumidores.