Aula sobre Obsolescencia Programada

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A obsolescência programada é uma prática industrial que consiste em limitar a vida útil de um produto, forçando o consumidor a substituí-lo por um novo. Isso é feito de forma intencional, com o objetivo de aumentar as vendas e o lucro das empresas. Essa prática tem sido cada vez mais comum na sociedade atual, e pode ser encontrada em diversos produtos, como celulares, eletrodomésticos, roupas, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema, com o objetivo de desenvolver a habilidade de analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando o que é a obsolescência programada e como ela afeta o consumidor e o meio ambiente. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Vídeo

    Na primeira estação, os alunos assistirão a um vídeo sobre a obsolescência programada, que mostrará exemplos práticos dessa prática em diferentes produtos. Após o vídeo, os alunos deverão discutir em grupo sobre o que foi apresentado, identificando as principais características da obsolescência programada.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Debate

    Na segunda estação, os alunos lerão um texto e participarão de um debate sobre a obsolescência programada. Apresente algumas perguntas para o grupo, como "Qual é o impacto da obsolescência programada na sociedade?" e "Como podemos evitar a obsolescência programada?". Os alunos deverão discutir em grupo e apresentar suas opiniões.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Pesquisa

    Na terceira estação, os alunos farão uma pesquisa sobre a obsolescência programada em um produto de sua escolha. Eles deverão identificar as principais características da obsolescência programada no produto escolhido e apresentar para o grupo.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Na última etapa, os alunos se reunirão em grupo para fazer uma síntese do que foi aprendido nas estações e apresentar para a turma. Faça uma reflexão final sobre o tema, destacando a importância de se discutir a obsolescência programada na sociedade atual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade crítica dos alunos em relação aos produtos e ao consumo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de análise e síntese do tema.
  • Clareza e objetividade na apresentação das ideias.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva o tema da aula.
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
  • Fazer uma reflexão final sobre o tema, destacando a importância de se discutir a obsolescência programada na sociedade atual.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e trocar ideias com os colegas.
  • Fazer uma pesquisa sobre a obsolescência programada em um produto de sua escolha.