Aula sobre Obsolescencia Programada
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A obsolescência programada é uma prática industrial que consiste em limitar a vida útil de um produto, forçando o consumidor a substituí-lo por um novo. Isso é feito de forma intencional, com o objetivo de aumentar as vendas e o lucro das empresas. Essa prática tem sido cada vez mais comum na sociedade atual, e pode ser encontrada em diversos produtos, como celulares, eletrodomésticos, roupas, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema, com o objetivo de desenvolver a habilidade de analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando o que é a obsolescência programada e como ela afeta o consumidor e o meio ambiente. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações.Etapa 2 - Estação 1 - Vídeo
Na primeira estação, os alunos assistirão a um vídeo sobre a obsolescência programada, que mostrará exemplos práticos dessa prática em diferentes produtos. Após o vídeo, os alunos deverão discutir em grupo sobre o que foi apresentado, identificando as principais características da obsolescência programada.Etapa 3 - Estação 2 - Debate
Na segunda estação, os alunos lerão um texto e participarão de um debate sobre a obsolescência programada. Apresente algumas perguntas para o grupo, como "Qual é o impacto da obsolescência programada na sociedade?" e "Como podemos evitar a obsolescência programada?". Os alunos deverão discutir em grupo e apresentar suas opiniões.Etapa 4 - Estação 3 - Pesquisa
Na terceira estação, os alunos farão uma pesquisa sobre a obsolescência programada em um produto de sua escolha. Eles deverão identificar as principais características da obsolescência programada no produto escolhido e apresentar para o grupo.Etapa 5 - Síntese
Na última etapa, os alunos se reunirão em grupo para fazer uma síntese do que foi aprendido nas estações e apresentar para a turma. Faça uma reflexão final sobre o tema, destacando a importância de se discutir a obsolescência programada na sociedade atual.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.
- Estimular o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade crítica dos alunos em relação aos produtos e ao consumo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Capacidade de análise e síntese do tema.
- Clareza e objetividade na apresentação das ideias.
Ações do professor
- Apresentar de forma clara e objetiva o tema da aula.
- Estimular o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
- Fazer uma reflexão final sobre o tema, destacando a importância de se discutir a obsolescência programada na sociedade atual.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e trocar ideias com os colegas.
- Fazer uma pesquisa sobre a obsolescência programada em um produto de sua escolha.