Aula sobre Obsolescencia Programada

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A obsolescência programada é um fenômeno que ocorre quando um produto é projetado para ter uma vida útil limitada, forçando o consumidor a comprar um novo produto em um curto período. Esse fenômeno é comum em produtos eletrônicos, como smartphones e computadores, mas também pode ser encontrado em outros produtos, como roupas e eletrodomésticos. A obsolescência programada tem impactos ambientais, econômicos e sociais, e é importante que os alunos compreendam esse fenômeno para poderem tomar decisões mais conscientes como consumidores.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione materiais de apoio, como artigos, vídeos e imagens, que expliquem o conceito de obsolescência programada e seus impactos. Esses materiais devem ser disponibilizados aos alunos com antecedência para poderem estudá-los em casa.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Na sala de aula, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Essa ferramenta será utilizada para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos para discutir o conceito de obsolescência programada e seus impactos. Cada grupo deve utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Após as apresentações, os alunos devem participar de um debate em grupo sobre o tema, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno deve realizar uma reflexão individual sobre o tema, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a atividade, fazendo uma síntese dos principais pontos discutidos e incentivando os alunos a refletirem sobre suas escolhas como consumidores.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o conceito de obsolescência programada e seus impactos;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de obsolescência programada;
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.

Ações do professor

  • Selecionar materiais de apoio;
  • Disponibilizar os materiais aos alunos com antecedência;
  • Orientar os alunos sobre a importância de estudar os materiais em casa.

Ações do aluno

  • Estudar os materiais de apoio em casa;
  • Preparar-se para a próxima etapa da atividade.