Aula sobre Oceania Caracteristicas Gerais

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A Oceania é uma das cinco regiões habitáveis do planeta, composta por diversos países e ilhas, sendo a Austrália o maior deles. O continente é formado por ilhas de origem vulcânica e coralínea, que apresentam uma grande diversidade cultural e natural. Para entender melhor sobre as características gerais da Oceania, é importante conhecer sua história, geografia, cultura e economia.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula com uma breve explicação sobre a geografia da região, processo de ocupação, sua diversidade cultural e natural.

  2. Etapa 2 - Divisão dos Grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a metodologia de Aprendizagem entre Pares.

  3. Etapa 3 - Criação do Modelo de Avaliação

    Explique aos alunos os critérios de avaliação e peça para que cada grupo crie um modelo de avaliação por pares.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do Tema

    Cada grupo pesquisa e desenvolve o tema "Oceania: características gerais" e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresenta o resultado de seu trabalho para a turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Cada grupo deverá avaliar o trabalho dos demais, utilizando o modelo criado.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Após a apresentação e avaliação, promova uma discussão com a turma sobre as características gerais da Oceania e a influência europeia na região.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender as características gerais da Oceania.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Organizar previamente o planejamento da proposta pedagógica.
  • Orientar os estudantes para terem clareza do que é esperado deles.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na apresentação dos resultados.
  • Realizar feedbacks.

Ações do aluno

  • Organizar o grupo e definir as tarefas de cada integrante.
  • Pesquisar e desenvolver o tema.
  • Criar um modelo de avaliação por pares com os critérios definidos pelo professor.
  • Preparar a apresentação do resultado do trabalho para a turma.
  • Avaliar o trabalho dos demais grupos utilizando o modelo criado.