Aula sobre Oceania Caracteristicas Gerais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A Oceania é uma das cinco regiões do mundo, composta por diversos países e ilhas, sendo a Austrália o maior deles. O continente é formado por ilhas de origem vulcânica e coralínea, que apresentam uma grande diversidade cultural e natural. Para entender melhor sobre as características gerais da Oceania, é importante conhecer sua história, geografia, cultura e economia.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresentar a região da Oceania e contextualizar sua história, geografia, cultura e economia.

  2. Etapa 2 - Explicação

    Explique a metodologia e o objetivo da atividade.

  3. Etapa 3 - Construção do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Orientar os alunos na construção e utilização do modelo, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”.

  4. Etapa 4 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, estimulando a participação ativa dos alunos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão e uma análise crítica dos conteúdos apresentados.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar o seu modelo e discutir as conclusões que chegaram.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avaliação dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica.
  • Compreender a diversidade cultural e natural da Oceania.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão das características gerais da Oceania.
  • Utilização adequada do modelo Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar a região da Oceania aos alunos e contextualizar sobre sua história, geografia, cultura e economia.
  • Propor a atividade com a metodologia ativa Cultura Maker, explicando o objetivo e o funcionamento do modelo Dinâmica dos 3 Qs.
  • Orientar a criação do modelo e a análise crítica dos conteúdos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e a criatividade na elaboração do modelo.
  • Avaliar os alunos segundo os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar o modelo Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade.
  • Analisar criticamente os conteúdos apresentados, utilizando o modelo criado.
  • Trabalhar em equipe e estimular a criatividade na elaboração do modelo.
  • Utilizar adequadamente o modelo para avaliar a atividade.