Aula sobre Oceania Caracteristicas Gerais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A Oceania é um continente composto por diversas ilhas e arquipélagos, sendo a Austrália o país mais conhecido e populoso. A região apresenta características geográficas únicas, como a abundância de ilhas vulcânicas e a presença de recifes de coral. Além disso, a Oceania também é conhecida por sua rica diversidade cultural, com povos indígenas e imigrantes de diversas partes do mundo.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles já conhecem sobre a Oceania e quais são suas expectativas para a aula.

  2. Etapa 2 - Apresentação do Tema

    Apresente o assunto e explique que será criado um modelo de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Criação do Modelo

    Os alunos criam um modelo em folha de caderno, com os campos de Check-in e Check-out, além de espaço para anotações sobre os subtópicos da aula.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em Grupo

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas e distribua materiais como livros, revistas e atlas para que os alunos pesquisem sobre os subtópicos da aula. Cada grupo deve apresentar suas descobertas para a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Após a apresentação, os alunos discutem em grupo sobre as informações apresentadas e como elas se relacionam com o tema principal.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos preenchem o campo de Check-out em seus modelos, registrando o que aprenderam na aula e como isso se relaciona com o objetivo proposto.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação e o desempenho dos alunos nas atividades realizadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver habilidades de registro e organização de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação na criação do modelo.
  • Qualidade das informações pesquisadas e apresentadas.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Capacidade de análise crítica.
  • Qualidade do registro de aprendizagem no modelo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a atividade proposta.
  • Dividir a turma em grupos e distribuir materiais para pesquisa.
  • Estimular a participação e a discussão em grupo.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.
  • Dar feedbacks individuais e coletivos sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Criar o modelo de registro de aprendizagem.
  • Pesquisar em grupo sobre os subtópicos da aula.
  • Apresentar as informações pesquisadas para a turma.
  • Discutir em grupo sobre as informações apresentadas.
  • Registrar o que aprenderam no campo de Check-out do modelo.