Aula sobre Oceania Caracteristicas Gerais
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A Oceania é um continente que abrange uma vasta área, composta por diversas ilhas e países. É importante entender as características gerais dessa região para compreender a sua diversidade cultural e geográfica. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que explore os aspectos mais relevantes da Oceania.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa de gamificação.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo recebe uma folha de papel em branco para criar um mapa de registro com os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos devem pesquisar sobre a Oceania, buscando informações sobre sua geografia, cultura, economia, história e outros aspectos relevantes. Para isso, forneça materiais didáticos para auxiliar a pesquisa.Etapa 4 - Criação do jogo
Com base nas informações pesquisadas, os grupos devem criar um jogo que explore os aspectos mais relevantes da Oceania.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresenta o seu jogo aos demais colegas.Etapa 6 - Discussão
Após as apresentações, conduza uma discussão sobre os aspectos mais relevantes da Oceania.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos na pesquisa e na elaboração dos jogos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de aprendizagem lúdica.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Engajamento e participação ativa na atividade.
- Colaboração e trabalho em equipe.
- Conhecimento adquirido sobre a Oceania.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia de gamificação.
- Fornecer materiais didáticos para auxiliar na pesquisa.
- Conduzir a discussão em sala de aula.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
- Incentivar a criatividade e o pensamento crítico.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade.
- Pesquisar sobre a Oceania.
- Criar um jogo criativo e desafiador.
- Apresentar o jogo aos demais colegas.
- Trabalhar a colaboração e empatia.