Aula sobre Oceania Caracteristicas Gerais

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Oceania é um continente que abrange uma vasta área, composta por diversas ilhas e países. É importante entender as características gerais dessa região para compreender a sua diversidade cultural e geográfica. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que explore os aspectos mais relevantes da Oceania.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa de gamificação.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo recebe uma folha de papel em branco para criar um mapa de registro com os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos devem pesquisar sobre a Oceania, buscando informações sobre sua geografia, cultura, economia, história e outros aspectos relevantes. Para isso, forneça materiais didáticos para auxiliar a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Com base nas informações pesquisadas, os grupos devem criar um jogo que explore os aspectos mais relevantes da Oceania.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresenta o seu jogo aos demais colegas.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após as apresentações, conduza uma discussão sobre os aspectos mais relevantes da Oceania.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos na pesquisa e na elaboração dos jogos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de aprendizagem lúdica.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Engajamento e participação ativa na atividade.
  • Colaboração e trabalho em equipe.
  • Conhecimento adquirido sobre a Oceania.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia de gamificação.
  • Fornecer materiais didáticos para auxiliar na pesquisa.
  • Conduzir a discussão em sala de aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Incentivar a criatividade e o pensamento crítico.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Pesquisar sobre a Oceania.
  • Criar um jogo criativo e desafiador.
  • Apresentar o jogo aos demais colegas.
  • Trabalhar a colaboração e empatia.