Aula sobre Oceania Caracteristicas Gerais

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Oceania é um continente que abrange uma vasta área, composta por diversas ilhas e países. É importante entender as características gerais dessa região para compreender a sua diversidade cultural e geográfica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula, explicando a colonização europeia na região e enfatizando porque é importante estudá-la.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribua os temas e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Preparação do Debate

    Cada grupo recebe um subtópico relacionado ao tema para pesquisar e preparar um debate crítico. Os subtópicos podem incluir a colonização europeia na Oceania e suas consequências para as populações locais. Além disso, pode trazer exemplos de como a hegemonia europeia foi exercida em outras regiões do planeta, como a África e a América Latina.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Cada grupo cria um modelo de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos outros grupos durante o debate.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos apresentam seus argumentos e debatem o subtópico designado.

  6. Etapa 6 - Autoavaliação

    Cada aluno avalia seu próprio desempenho durante o debate e preenche o modelo de avaliação por rubrica criado pelo seu grupo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre o debate e os resultados da autoavaliação, destacando os pontos positivos e negativos, incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa, síntese e comunicação.
  • Desenvolver a habilidade de análise crítica
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por rubrica.
  • Promover o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e frequente nas discussões em grupo.
  • Habilidade de análise crítica sobre a hegemonia europeia na região da Oceania.
  • Habilidade de avaliação por rubrica.
  • Cooperação e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto, apresentando um breve histórico sobre a colonização da Oceania pelos europeus.
  • Dividir a turma em grupos e distribuir o tema e seus subtópicos para cada grupo.
  • Explicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Acompanhar e orientar as discussões e debates.
  • Realizar a avaliação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões e debates em grupo.
  • Analisar criticamente a hegemonia europeia na região da Oceania.
  • Criar o modelo de avaliação por rubrica.
  • Cooperar e trabalhar em equipe para alcançar os objetivos propostos.
  • Apresentar os resultados das discussões e debates em grupo.