Ocidente e Oriente para além do Meridiano de Greenwich

Nessa aula de Geografia, vamos ampliar nosso conhecimento sobre a divisão do mundo em Ocidente e Oriente. Bom aprendizado!


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    “O Ocidente sempre se definiu em oposição a algo, ora em relação aos povos islâmicos do Oriente Médio, ora em relação aos povos asiáticos de maneira geral", afirma o professor José Henrique Bortoluci, do Departamento de Fundamentos Sociais e Jurídicos da FGV. "É um conceito que necessariamente abarca uma exclusão do outro”. (Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/09/24/brasil-nao-e-pais-ocidental.htm. Acesso em: 27 nov. 2021). De acordo com essa frase, é possível afirmar que:

    A) A divisão do mundo em ocidente e oriente é só uma divisão geográfica do planeta em dois lados, tendo como referência o Meridiano de Greenwich.

    B) A divisão do mundo em ocidente e oriente é muito mais ampla do que uma simples divisão geográfica, porque mostra as diferenças existente em cada uma dos lados (cultura, política, economia etc.).

    C) A divisão do mundo em ocidente e oriente é muito mais ampla do que uma simples divisão geográfica, porque destaca só as diferenças culturais existentes entre cada lado.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A divisão do mundo em Ocidente e Oriente é uma construção histórica e cultural, que teve início com o colonialismo europeu nos séculos XV e XVI. Essa divisão não é natural, ela está relacionada com a história da colonização europeia. A utilização de mapas é essencial para uma boa compreensão do tema proposto.
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  4. 4. Design Thinking:

    A divisão do mundo em Ocidente e Oriente é uma prática que vem desde a Antiguidade, mas foi no período colonial que ela ganhou maior importância. Nessa época, as potências europeias dividiram o mundo em duas partes: a Ocidental, que foi colonizada por países europeus, e a Oriental, que ficou sob o domínio de países asiáticos e africanos. Essa divisão foi feita a partir do Meridiano de Greenwich, que é uma linha imaginária que divide o planeta em dois hemisférios: o Ocidental e o Oriental.
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  5. 5. Aprendizagem Entre Pares:

    O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em "Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias". Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos serão divididos em grupos e criarão um template de avaliação por pares para avaliar a apresentação dos outros grupos.
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  6. 6. Gamificação:

    A aula de Geografia sobre "Ocidente e Oriente para além do Meridiano de Greenwich" é importante para que os alunos compreendam a divisão do mundo entre ocidental e oriental, além de entenderem como o sistema colonial europeu influenciou a divisão geográfica mundial. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa da Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo de tabuleiro com o tema e seus subtópicos.
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  7. 7. Rotação por estações:

    A divisão do mundo em Ocidente e Oriente é uma construção histórica que se consolidou a partir do século XV, com as grandes navegações e expansão colonial das potências europeias. Esse critério de divisão do mundo se baseava na linha do Meridiano de Greenwich, que separava o mundo em dois hemisférios: o Ocidente, formado pelas Américas e a Europa, e o Oriente, formado pela Ásia e a África. Essa divisão, além de geográfica, também era cultural e política, refletindo as relações de poder e dominação da época.
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  8. 8. Ensino Híbrido:

    A divisão do mundo em Ocidente e Oriente é uma construção histórica e cultural que tem origem na Antiguidade Clássica. Com o passar do tempo, essa divisão foi se consolidando e se transformando em um critério de divisão geopolítica. No entanto, essa divisão não é tão simples quanto parece, e é importante entender que ela é fruto de uma série de fatores históricos, culturais e políticos.
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