Aula sobre Ocidente E Oriente Para Alem Do Meridiano De Greenwich

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A divisão do mundo em Ocidente e Oriente é uma construção histórica e cultural, que teve início com o colonialismo europeu nos séculos XV e XVI. Essa divisão não é natural, ela está relacionada com a história da colonização europeia. A utilização de mapas é essencial para uma boa compreensão do tema proposto.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e com o apoio deum mapa-múndi pergunte aos alunos como eles acham que o mundo é dividido. Explique a metodologia que será utilizada. Divida a turma em grupos e informe que eles irão criar um diário de bordo sobre a divisão do mundo em Ocidente e Oriente.

  2. Etapa 2 - Problema

    Peça para cada grupo pensar em um problema relacionado à divisão do mundo em Ocidente e Oriente. O problema deve ser algo que eles gostariam de entender melhor ou algo que eles considerem importante para discutir.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Cada grupo deve pensar em alternativas para resolver o problema proposto. Eles podem fazer pesquisas, entrevistas, debates, entre outras atividades para encontrar soluções.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do diário de bordo

    Com a solução escolhida, os grupos devem desenvolver o diário de bordo. Ele deve conter uma introdução, a descrição do problema, as alternativas pensadas e a solução escolhida. O diário de bordo deve ser feito em papel, usando materiais simples como lápis, caneta, papel sulfite, cola, tesoura, entre outros.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deve apresentar o seu diário de bordo para a turma. Eles devem explicar o problema, as alternativas pensadas e a solução escolhida. Depois da apresentação, os outros grupos podem fazer perguntas e comentários.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Para finalizar a atividade, peça para os alunos refletirem sobre o que aprenderam com a atividade. Depois, peça para alguns alunos compartilharem suas reflexões com a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo produzido pelo grupo.
  • Capacidade de apresentar e explicar o problema, as alternativas e a solução escolhida.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula e a metodologia utilizada.
  • Orientar os grupos durante o desenvolvimento da atividade.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Pensar em problemas relacionados à divisão do mundo em Ocidente e Oriente.
  • Desenvolver o diário de bordo com qualidade e criatividade.