Aula sobre Ocidente E Oriente Para Alem Do Meridiano De Greenwich

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em "Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias". Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos serão divididos em grupos e criarão um template de avaliação por pares para avaliar a apresentação dos outros grupos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie esta aula apresentando o tema "Ocidente e Oriente para além do Meridiano de Greenwich" e sua relação com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos e explique como a metodologia Aprendizagem Entre Pares será desenvolvida.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Além do tema "Ocidente e Oriente para além do Meridiano de Greenwich", apresente aos grupos os subtópicos que associados ao tema, deverão fazer parte da pesquisa.

    Exemplos de subtópicos: aspectos geográficos e culturais, aspectos geopolíticos, entre outros.


  4. Etapa 4 - Criação template

    Após a realização da pesquisa, oriente os alunos a criarem um template que será utilizado na avaliação por pares.

  5. Etapa 5 - Apresentação e avaliação entre os pares

    Cada grupo deverá apresentar o resultado da pesquisa para a turma e durante as apresentações os demais grupos utilizarão o template para avaliar.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Os alunos relatam a experiência de serem avaliados durante as apresentações, como também, a de avaliar os colegas. Instigue neste momento o que os alunos acharam de utilizar um template para avaliar os colegas, se foi útil ou não.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conclua a aula reforçando o objetivo da atividade e resumindo os principais pontos discutidos.Explique que o processo de aprendizagem desenvolvido teve por objetivo estimular a criatividade e a comunicação entre os colegas, como também, desenvolver a capacidade de avaliação crítica e construtiva.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de associação de conceitos e fatos históricos.
  • Estimular a criatividade e a comunicação entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica e construtiva.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema "Ocidente e Oriente para além do Meridiano de Greenwich" e seus subtópicos.
  • Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Orientar os grupos na criação do template de avaliação por pares.
  • Acompanhar e avaliar o desempenho dos grupos durante a apresentação.
  • Fazer uma avaliação geral da atividade e dos resultados alcançados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir em grupo sobre o tema e seus subtópicos.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Preparar e apresentar a atividade para os outros grupos.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos de acordo com o template criado.
  • Participar da avaliação geral da atividade e dos resultados alcançados.