Aula sobre Ocidente E Oriente Para Alem Do Meridiano De Greenwich
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A aula de Geografia sobre "Ocidente e Oriente para além do Meridiano de Greenwich" é importante para que os alunos compreendam a divisão do mundo entre ocidental e oriental, além de entenderem como o sistema colonial europeu influenciou a divisão geográfica mundial. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa da Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo de tabuleiro com o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa que será utilizada. Oriente os alunos a se organizarem em grupos de 3 a 5 pessoas, devendo criar um jogo de tabuleiro sobre o tema.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo deverá pesquisar sobre o tema e seus subtópicos, como a divisão do mundo entre ocidente e oriente, o sistema colonial europeu, as influências culturais e econômicas, entre outros.Etapa 3 - Criação do jogo
Com base na pesquisa realizada, os grupos deverão criar um jogo de tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. O jogo deverá abordar o tema e seus subtópicos de forma lúdica e didática.Etapa 4 - Teste do jogo
Cada grupo deverá testar o jogo criado pelos outros grupos, para que possam avaliar e dar sugestões de melhorias.Etapa 5 - Ajustes no jogo
Com base nas sugestões recebidas, os grupos deverão ajustar o jogo e finalizar a criação.Etapa 6 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar o jogo criado aos demais colegas, explicando as regras e como o jogo aborda o tema e seus subtópicos.Etapa 7 - Avaliação
Promova uma troca dos jogos entre os grupos, observe se conseguirão jogar de acordo com as regras propostas.Por fim, avalie os jogos criados e sua pertinência em relação à compreensão do tema proposto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias."
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.
Critérios de avaliação
- Clareza e objetividade das regras do jogo.
- Pertinência e abrangência do tema e seus subtópicos abordados.
- Criatividade e originalidade na criação do jogo.
Ações do professor
- Orientar os alunos na metodologia da Gamificação e na criação do jogo.
- Auxiliar na pesquisa e na organização dos grupos.
- Avaliar os jogos criados pelos grupos com base nos critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Pesquisar e se organizar em grupos.
- Criar um jogo de tabuleiro com base na pesquisa realizada.
- Apresentar e testar os jogos criados pelos demais grupos.