Aula sobre Ocidente E Oriente Para Alem Do Meridiano De Greenwich
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula fazendo uma breve contextualização sobre a divisão do mundo em Ocidente e Oriente e sua relação com o sistema colonial europeu.Utilize um mapa mundi para mostrar a divisão do mundo em dois hemisférios e destacar os continentes que compõem cada um deles.
Etapa 2 - Rotação por estações
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e crie estações temáticas sobre os subtópicos relacionados ao tema da aula, como a expansão colonial europeia, a dominação cultural e política, e as consequências desse processo para os países colonizados.Cada estação deve termateriais simples, como textos, imagens, mapas e vídeos, que os alunos devem analisar e discutir em grupo.
Oriente os alunos a preencherem o template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal", para avaliarem a atividade em cada estação.
Etapa 3 - Socialização
Reúna todos os grupos em uma roda de conversa para socializarem as informações e reflexões obtidas em cada estação.Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas que estimulem a reflexão crítica sobre o tema.
Etapa 4 - Sistematização
Sistematize as informações e reflexões obtidas pelos alunos em um mapa conceitual, que pode ser construído em conjunto com a turma em um quadro branco ou papel pardo.Destaque as principais ideias e conceitos relacionados ao tema da aula e suas interconexões.
Etapa 5 - Debate
Promova um debate entre os alunos sobre as questões levantadas durante a aula, como a relação entre a divisão do mundo em Ocidente e Oriente e o sistema colonial europeu, e as consequências desse processo para a atualidade.Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas que estimulem a reflexão crítica sobre o tema.
Etapa 6 - Avaliação
Oriente os alunos a preencherem novamente o template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e "Que tal", para avaliarem a aula como um todo.Recolha os templates e avalie o desempenho dos alunos em relação aos critérios estabelecidos.
Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a aula, destacando as principais ideias e conceitos relacionados ao tema e a importância da reflexão crítica sobre a história e a atualidade.Incentive os alunos a continuarem aprofundando seus conhecimentos sobre o tema e a participarem ativamente das aulas futuras.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o sistema colonial implantado pelas potências europeias.
- Estimular a reflexão crítica sobre a história e a atualidade, a partir da análise de diferentes fontes e perspectivas.
- Promover o trabalho em grupo e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Capacidade dos alunos em analisar e interpretar diferentes fontes de informação.
- Habilidade dos alunos em relacionar os conceitos e ideias trabalhados durante a aula.
Ações do professor
- Criar estações temáticas sobre os subtópicos relacionados ao tema da aula.
- Orientar os alunos a preencherem o template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliarem a atividade em cada estação.
- Promover o debate entre os alunos sobre as questões levantadas durante a aula.
Ações do aluno
- Analisar e discutir em grupo as diferentes fontes de informação disponibilizadas nas estações temáticas.
- Preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade em cada estação.
- Participar ativamente do debate e das atividades propostas pelo professor.