Aula sobre Ocidente E Oriente Para Alem Do Meridiano De Greenwich

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A divisão do mundo em Ocidente e Oriente é uma construção histórica que se consolidou a partir do século XV, com as grandes navegações e expansão colonial das potências europeias. Esse critério de divisão do mundo se baseava na linha do Meridiano de Greenwich, que separava o mundo em dois hemisférios: o Ocidente, formado pelas Américas e a Europa, e o Oriente, formado pela Ásia e a África. Essa divisão, além de geográfica, também era cultural e política, refletindo as relações de poder e dominação da época.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula fazendo uma breve contextualização sobre a divisão do mundo em Ocidente e Oriente e sua relação com o sistema colonial europeu.

    Utilize um mapa mundi para mostrar a divisão do mundo em dois hemisférios e destacar os continentes que compõem cada um deles.


  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e crie estações temáticas sobre os subtópicos relacionados ao tema da aula, como a expansão colonial europeia, a dominação cultural e política, e as consequências desse processo para os países colonizados.

    Cada estação deve termateriais simples, como textos, imagens, mapas e vídeos, que os alunos devem analisar e discutir em grupo.

    Oriente os alunos a preencherem o template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal", para avaliarem a atividade em cada estação.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Reúna todos os grupos em uma roda de conversa para socializarem as informações e reflexões obtidas em cada estação.

    Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas que estimulem a reflexão crítica sobre o tema.


  4. Etapa 4 - Sistematização

    Sistematize as informações e reflexões obtidas pelos alunos em um mapa conceitual, que pode ser construído em conjunto com a turma em um quadro branco ou papel pardo.

    Destaque as principais ideias e conceitos relacionados ao tema da aula e suas interconexões.


  5. Etapa 5 - Debate

    Promova um debate entre os alunos sobre as questões levantadas durante a aula, como a relação entre a divisão do mundo em Ocidente e Oriente e o sistema colonial europeu, e as consequências desse processo para a atualidade.

    Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas que estimulem a reflexão crítica sobre o tema.


  6. Etapa 6 - Avaliação

    Oriente os alunos a preencherem novamente o template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e "Que tal", para avaliarem a aula como um todo.

    Recolha os templates e avalie o desempenho dos alunos em relação aos critérios estabelecidos.


  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula, destacando as principais ideias e conceitos relacionados ao tema e a importância da reflexão crítica sobre a história e a atualidade.

    Incentive os alunos a continuarem aprofundando seus conhecimentos sobre o tema e a participarem ativamente das aulas futuras.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o sistema colonial implantado pelas potências europeias.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a história e a atualidade, a partir da análise de diferentes fontes e perspectivas.
  • Promover o trabalho em grupo e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade dos alunos em analisar e interpretar diferentes fontes de informação.
  • Habilidade dos alunos em relacionar os conceitos e ideias trabalhados durante a aula.

Ações do professor

  • Criar estações temáticas sobre os subtópicos relacionados ao tema da aula.
  • Orientar os alunos a preencherem o template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliarem a atividade em cada estação.
  • Promover o debate entre os alunos sobre as questões levantadas durante a aula.

Ações do aluno

  • Analisar e discutir em grupo as diferentes fontes de informação disponibilizadas nas estações temáticas.
  • Preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade em cada estação.
  • Participar ativamente do debate e das atividades propostas pelo professor.