Aula sobre Ods 13 Acao Contra Mudanca Global No Clima
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A mudança global no clima é um tema que tem sido cada vez mais discutido nos últimos anos. Os impactos das atividades humanas na natureza afetam o equilíbrio do planeta, gerando consequências como o aumento das temperaturas, o derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar. Para combater esses efeitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um conjunto de metas a serem alcançadas até 2030. O ODS 13 é específico para ação contra mudança global no clima.
Nesta atividade, os alunos serão desafiados a entender a importância do ODS 13 e a analisar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da atividade e explique o que é o ODS 13 e sua importância para a preservação do meio ambiente. Serão apresentados exemplos práticos sobre como o tema pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.Etapa 2 - Entender
Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre as práticas humanas que afetam a dinâmica climática, como o desmatamento, a queima de combustíveis fósseis, a poluição, entre outras. Eles deverão criar um mapa conceitual para organizar as informações coletadas.Etapa 3 - Esboçar
Com base nas informações coletadas na etapa anterior, os grupos deverão criar um esboço de um projeto que ajude a combater a mudança global no clima. Eles deverão apresentar suas ideias para a turma.Etapa 4 - Decidir
Os alunos deverão escolher a ideia mais viável e interessante para ser desenvolvida. Eles deverão justificar a escolha e apresentar os argumentos para a turma.Etapa 5 - Prototipar e testar
Com base na ideia escolhida na etapa anterior, os grupos deverão criar um protótipo do projeto e testá-lo. Eles deverão apresentar o resultado para a turma e discutir as vantagens e desvantagens da prática proposta.Etapa 6 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante a atividade, considerando a participação, a criatividade, a organização das ideias e a capacidade de argumentação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
- Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade.
- Organização das ideias e criatividade na criação do projeto.
- Capacidade de argumentação e justificativa da escolha da ideia.
- Qualidade do protótipo criado.
- Habilidade de analisar as vantagens e desvantagens da prática proposta.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância do ODS 13.
- Orientar os alunos na pesquisa sobre as práticas humanas que afetam a dinâmica climática.
- Acompanhar e orientar os grupos durante a criação do esboço e do protótipo.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as práticas humanas que afetam a dinâmica climática.
- Criar um mapa conceitual para organizar as informações coletadas.
- Criar um esboço de um projeto que ajude a combater a mudança global no clima.
- Escolher a ideia mais viável e interessante para ser desenvolvida.
- Criar um protótipo do projeto e testá-lo.