Aula sobre Ods 13 Acao Contra Mudanca Global No Clima

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A mudança global no clima é um tema que tem sido cada vez mais discutido nos últimos anos. Os impactos das atividades humanas na natureza afetam o equilíbrio do planeta, gerando consequências como o aumento das temperaturas, o derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar. Para combater esses efeitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um conjunto de metas a serem alcançadas até 2030. O ODS 13 é específico para ação contra mudança global no clima.

Nesta atividade, os alunos serão desafiados a entender a importância do ODS 13 e a analisar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da atividade e explique o que é o ODS 13 e sua importância para a preservação do meio ambiente. Serão apresentados exemplos práticos sobre como o tema pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre as práticas humanas que afetam a dinâmica climática, como o desmatamento, a queima de combustíveis fósseis, a poluição, entre outras. Eles deverão criar um mapa conceitual para organizar as informações coletadas.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Com base nas informações coletadas na etapa anterior, os grupos deverão criar um esboço de um projeto que ajude a combater a mudança global no clima. Eles deverão apresentar suas ideias para a turma.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos deverão escolher a ideia mais viável e interessante para ser desenvolvida. Eles deverão justificar a escolha e apresentar os argumentos para a turma.

  5. Etapa 5 - Prototipar e testar

    Com base na ideia escolhida na etapa anterior, os grupos deverão criar um protótipo do projeto e testá-lo. Eles deverão apresentar o resultado para a turma e discutir as vantagens e desvantagens da prática proposta.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a atividade, considerando a participação, a criatividade, a organização das ideias e a capacidade de argumentação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Organização das ideias e criatividade na criação do projeto.
  • Capacidade de argumentação e justificativa da escolha da ideia.
  • Qualidade do protótipo criado.
  • Habilidade de analisar as vantagens e desvantagens da prática proposta.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do ODS 13.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre as práticas humanas que afetam a dinâmica climática.
  • Acompanhar e orientar os grupos durante a criação do esboço e do protótipo.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as práticas humanas que afetam a dinâmica climática.
  • Criar um mapa conceitual para organizar as informações coletadas.
  • Criar um esboço de um projeto que ajude a combater a mudança global no clima.
  • Escolher a ideia mais viável e interessante para ser desenvolvida.
  • Criar um protótipo do projeto e testá-lo.