Aula sobre Ods 13 Acao Contra Mudanca Global No Clima
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A atividade terá como foco o desenvolvimento da habilidade de analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática, utilizando um mapa de empatia sobre o tema. A mudança global no clima é um tema atual e importante, que afeta diretamente a vida dos estudantes e de suas comunidades. É importante que os alunos compreendam a gravidade do problema e como suas ações podem contribuir para a solução. Durante a atividade, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os estudantes possam se identificar e compreender melhor a temática.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a importância do ODS 13. Em seguida, será realizada uma dinâmica de aquecimento, na qual os alunos irão compartilhar suas experiências sobre o clima e as mudanças que percebem em suas comunidades.Etapa 2 - Apresentação do mapa de empatia
Apresente o conceito de mapa de empatia e explique como ele será utilizado. Os alunos irão receber uma folha em branco e deverão desenhar um círculo no centro, representando o personagem que será analisado.Etapa 3 - Preenchimento do mapa de empatia
Os alunos irão preencher o mapa de empatia com informações sobre o personagem escolhido. Eles deverão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia
Os alunos irão apresentar seus mapas de empatia para a turma, explicando as informações que coletaram e como elas se relacionam com o tema da aula. Estimule o debate e a reflexão sobre as informações apresentadas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão se dividir em grupos e discutir as informações apresentadas nos mapas de empatia. Eles deverão analisar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática, considerando as informações apresentadas pelos colegas.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão para a turma, destacando as principais conclusões e reflexões. Estimule o debate e a reflexão sobre as informações apresentadas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a atividade, destacando as principais reflexões e conclusões dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
- Estimular a reflexão crítica sobre a mudança global no clima e suas consequências para a vida dos estudantes e de suas comunidades.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão e reflexão crítica sobre o tema.
- Criatividade e qualidade do mapa de empatia produzido.
- Participação construtiva nas discussões em grupo.
- Qualidade da apresentação dos resultados da discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Auxiliar os alunos na elaboração do mapa de empatia.
- Estimular o debate e a reflexão crítica sobre as informações apresentadas pelos alunos.
- Fazer uma conclusão clara e objetiva.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar o preenchimento do mapa de empatia com qualidade e criatividade.
- Contribuir de forma construtiva nas discussões em grupo.
- Apresentar os resultados da discussão em grupo de forma clara e objetiva.
- Refletir criticamente sobre o tema e suas consequências para a vida dos estudantes e de suas comunidades.