Aula sobre Ods 13 Acao Contra Mudanca Global No Clima
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A mudança climática é um problema global que afeta a todos, e os estudantes já devem ter ouvido falar sobre o assunto. O objetivo é trabalhar a habilidade de analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática, com foco na ilha de calor. Durante a atividade os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema. Para contextualizar, apresente exemplos práticos como o aumento das temperaturas, a seca em algumas regiões, o derretimento das geleiras, entre outros.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve apresentação sobre o tema e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 2 - Criação das cartas
Cada grupo deverá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. As perguntas devem ser sobre o ODS 13 e a ilha de calor, e as afirmações devem ser sobre ações que podem ser tomadas para combater a mudança climática.Etapa 3 - Troca de cartas
Cada grupo irá trocar suas cartas com outro grupo e escolherá uma carta de pergunta e uma de afirmação para responder.Etapa 4 - Discussão em grupo
Cada grupo discutirá as perguntas e afirmações escolhidas e apresentará suas respostas para a turma.Etapa 5 - Reflexão
Faça uma reflexão sobre as respostas apresentadas pelos grupos e as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.Etapa 6 - Feedback
Aproveite e dê um feedback sobre a atividade e a participação dos alunos.Etapa 7 - Encerramento
Ao final, faça um breve encerramento da atividade e reforce a importância de cada um fazer sua parte para combater a mudança climática.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
- Estimular a participação e colaboração em grupo.
- Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração em grupo.
- Qualidade das perguntas e afirmações criadas.
- Qualidade das respostas apresentadas.
- Demonstração de conhecimento sobre o tema.
- Reflexão crítica sobre as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia utilizada.
- Orientar os alunos na criação das cartas.
- Estimular a participação e colaboração em grupo.
- Fazer reflexões críticas sobre as respostas apresentadas.
- Dar feedback sobre a atividade e a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Criar as cartas de perguntas e afirmações.
- Trocar cartas com outro grupo e escolher uma pergunta e uma afirmação para responder.
- Discutir as perguntas e afirmações escolhidas e apresentar suas respostas para a turma.
- Refletir sobre as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
- Participar e colaborar em grupo.