Aula sobre Ods 13 Acao Contra Mudanca Global No Clima
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A mudança climática é um problema global que afeta a todos, e é importante que os alunos entendam como isso afeta suas vidas e o que podem fazer para resolver esse problema. Na atividade, os alunos irão discutir e analisar o impacto das práticas humanas na dinâmica climática. Para tornar o tema mais concreto, traga exemplos de como a mudança climática afeta o cotidiano dos alunos, como as mudanças no clima afetam a produção de alimentos, a disponibilidade de água e o aumento do nível do mar.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da atividade, explique o que é a mudança climática e como ela afeta a vida das pessoas. Faça uma breve introdução sobre a metodologia utilizada.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos são divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolhe um líder e um secretário para registrar as ideias do grupo.Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo recebe um subtema relacionado à mudança climática, como "efeito estufa", "poluição do ar" ou "ilhas de calor". Os grupos discutem o subtema e criam um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o subtema.Etapa 4 - Debate em sala de aula
Cada grupo apresenta suas ideias e o modelo de avaliação por rubrica. Os outros grupos podem fazer perguntas ou comentários sobre as ideias apresentadas.Etapa 5 - Reflexão individual
Os alunos refletem sobre o que aprenderam durante o debate e escrevem um pequeno texto sobre o que acharam mais interessante ou surpreendente.Etapa 6 - Fechamento
Faça uma breve conclusão sobre o que foi discutido e reforce a importância de se pensar em soluções para a mudança climática.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, etc.).
- Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e respeitar opiniões diferentes.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate em grupo e nas atividades.
- Capacidade de argumentação e de apresentar ideias de forma clara e organizada.
- Capacidade de reflexão e de expressar opiniões sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação dos alunos no debate e na criação do modelo de avaliação por rubrica.
- Fazer perguntas que estimulem a reflexão e a criatividade dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate em grupo e nas atividades.
- Respeitar as opiniões dos colegas e apresentar ideias de forma clara e organizada.
- Refletir sobre o discutido e escrever um pequeno texto sobre o tema.