Aula sobre Ods 13 Acao Contra Mudanca Global No Clima

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O aquecimento global é uma das maiores preocupações do mundo atualmente. As mudanças climáticas têm impacto direto na vida das pessoas, animais e plantas. O ODS 13 - Ação contra mudança global no clima é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e visa combater as mudanças climáticas. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática, como a ilha de calor. Os alunos serão divididos em três grupos e cada estação terá uma atividade relacionada ao tema.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça a introdução ao tema e explique o objetivo da atividade. Os alunos serão incentivados a compartilhar conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Análise de gráficos

    Os alunos irão analisar gráficos e dados sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global. Eles deverão identificar as principais causas e consequências desses fenômenos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Ilha de calor

    Os alunos irão aprender sobre a ilha de calor, um fenômeno urbano que ocorre em grandes cidades. Eles deverão identificar as principais causas e consequências desse fenômeno e discutir possíveis soluções.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Ações sustentáveis

    Os alunos irão aprender sobre ações sustentáveis que podem ser realizadas para combater as mudanças climáticas. Eles deverão identificar as principais vantagens e desvantagens dessas ações.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Incentive os alunos a compartilhar o que aprenderam durante as estações e discuta possíveis ações que podem ser realizadas para combater as mudanças climáticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver o pensamento crítico dos alunos em relação às questões ambientais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Identificação correta das causas e consequências das mudanças climáticas.
  • Identificação correta das causas e consequências da ilha de calor.
  • Identificação correta das vantagens e desvantagens das ações sustentáveis.
  • Capacidade de discussão e argumentação dos alunos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Incentivar a discussão e o debate entre os alunos.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar corretamente as causas e consequências das mudanças climáticas.
  • Identificar corretamente as causas e consequências da ilha de calor.
  • Identificar corretamente as vantagens e desvantagens das ações sustentáveis.
  • Discutir e argumentar de forma clara e objetiva durante as atividades propostas.